Magic Light emociona leopoldenses
A magia da boa música contagiou o Teatro Municipal de São Leopoldo nesta quarta-feira, 15 de outubro. Uma plateia emocionada vibrou e ap...
CONTINUAR LENDO
O Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos conquistou o 1º lugar no Prêmio Nacional Anprotec de Empreendedorismo Inovador 2025, na categoria Parques Científicos e Tecnológicos (PCT) – Troféu Telmo Silva Araújo. O reconhecimento foi concedido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que anualmente destaca as melhores práticas e resultados de ambientes de inovação em todo o país.
A categoria Parques Científicos e Tecnológicos (PCT) premia programas e projetos que fomentam a cultura de inovação e a competitividade industrial, promovem a capacitação empresarial e a sinergia em atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, e geram impactos significativos na região, atraindo empresas, centros de P&D, novos negócios e investimentos. O prêmio também valoriza iniciativas que contribuem para o desenvolvimento tecnológico, a criação de empregos qualificados e o bem-estar social.
O processo de avaliação dos parques tecnológicos finalistas foi rigoroso, transparente e composto por três etapas complementares:
• Avaliação das propostas pela banca AdHoc (23 de junho a 7 de julho de 2025), conduzida por uma comissão de especialistas composta por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Confederação Nacional da Indústria/Instituto Euvaldo Lodi (CNI/IEL);
• Votação dos associados da Anprotec e do público nas redes sociais (29 de julho a 8 de agosto de 2025), ampliando o engajamento e a participação do ecossistema nacional de inovação;
• Avaliação final durante o Demoday, etapa em que os finalistas apresentaram seus cases de impacto, diferenciais e resultados.
Durante o Demoday, os parques foram avaliados com base em cinco critérios principais, somando até 30 pontos:
• Clareza e persuasão na apresentação (0–6 pontos);
• Fomento à inovação e competitividade (0–6 pontos);
• Impacto no desenvolvimento regional (0–6 pontos);
• Capacitação e sinergias em P&D (0–6 pontos);
• Parcerias estratégicas e rede de contatos (0–6 pontos).
A banca avaliadora do Demoday foi indicada pela Diretoria da Anprotec, após a definição dos finalistas, garantindo ausência de conflito de interesse e representatividade equilibrada entre os setores da academia, governo, empresas e ambientes de inovação.
De acordo com o diretor do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, a conquista reforça o compromisso do parque com o desenvolvimento sustentável e a geração de impacto: “Ser reconhecido com o 1º lugar neste prêmio mostra que o Tecnosinos tem conseguido traduzir propósito em resultados. Os critérios avaliados pela Anprotec refletem exatamente a nossa atuação — fomentando novos empreendimentos, fortalecendo a conexão entre pesquisa e mercado, impulsionando talentos e atraindo investimentos que transformam São Leopoldo e o Rio Grande do Sul em referências nacionais em inovação.”
O Tecnosinos abriga atualmente mais de 100 empresas de base tecnológica, nacionais e internacionais, que geram milhares de postos de trabalho qualificado e contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico da região. Por meio de programas de incubação, aceleração, capacitação e internacionalização, o parque atua como um hub de empreendedorismo inovador, integrando empresas, academia, governo e sociedade.
A conquista também reforça a relevância de São Leopoldo como cidade pioneira em inovação e a consolidação do Rio Grande do Sul como um dos principais polos de ciência, tecnologia e empreendedorismo do Brasil. “Esse reconhecimento é resultado do empenho coletivo de todas as pessoas, empresas e instituições que fazem parte do Tecnosinos e vêm, ao longo de sua história, construindo um ecossistema vibrante, colaborativo e de alto impacto para o país”, conclui Bitencourt.
Sobre o Prêmio Nacional Anprotec de Empreendedorismo Inovador
Instituído pela Anprotec, o prêmio reconhece e prestigia programas, práticas e projetos de excelência de incubadoras, aceleradoras, hubs e parques científicos e tecnológicos em todo o Brasil. A edição de 2025 reforçou a importância dos ambientes de inovação como motores de transformação econômica e social.
Sobre o Tecnosinos
O Tecnosinos é um dos mais reconhecidos ambientes de inovação do país, abrigando empresas de tecnologia da informação, automação, comunicação, biotecnologia, nanotecnologia e energias renováveis. Atua promovendo o empreendedorismo inovador, a formação de talentos e a integração entre empresas, universidades e governo, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.
Fonte: Tecnosinos
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.