‘Segurança Pública e Desenvolvimento Regional’ na pauta do Momento do Empreendedor da ACIST-SL
Como a Segurança Pública impacta diretamente no Desenvolvimento Regional — esse foi o tema central da reunião-almoço...
CONTINUAR LENDO
A ACIST-SL realizou na manhã desta sexta, 28, em sua sede administrativa, nova divulgação do Boletim Socioeconômico Trimestral da entidade. Na oportunidade foram apresentados os números relacionados à área de Desenvolvimento Econômico em São Leopoldo, que reúne os dados referentes a diversas áreas. Os números apontaram que a taxa de crescimento no 3º trimestre de 2025 foi de 3,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Logo no começo da agenda, o presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke, destacou que o boletim ajuda a compreender o momento econômico atual de São Leopoldo nesta reta final de 2025. Isso porque o relatório antecipa tendências e mostra, com dados, como estão evoluindo emprego, atividade empresarial e consumo. "Esses dados permitem que empresas e gestores se planejem com mais segurança antes do fechamento do ano. Nossa expectativa é consolidar o boletim como uma referência para entender os movimentos da economia local. Esta edição é simbólica e ofereceu uma visão clara dos desafios e oportunidades do momento”, pontuou Klafke.
Em seguida, o professor Marcos Tadeu Lélis, coordenador do Grupo de Pesquisa Competitividade e Economia Internacional da Unisinos — unidade que realiza o levantamento de dados presentes na publicação — realizou a apresentação do relatório. A publicação traz indicadores de emprego, investimento e meio ambiente dos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas e Gravataí. O Nível de Atividade é obtido utilizando os indicadores: arrecadação municipal (impostos sobre a prestação de serviços de qualquer natureza), geração de emprego formal (variação do estoque de emprego formal), e os efeitos Brasil (IBC-BR) e RS (IBCR-RS).
Nesse contexto, Lélis começou sua apresentação detalhando cada um destes indicadores, tendo como principal a análise referente à empregabilidade. Conforme o relatório, a geração de empregos formais (saldo de admitidos menos desligados) em São Leopoldo foi positiva, com a geração de 53 vagas no 3º trimestre do ano. Em São Leopoldo o setor corresponde a 43,9% do total de empregos formais na cidade. Seguido pelos setores da Indústria (33,9%), Comércio (18,0%), Construção Civil (4,1%) e Agropecuária (0,16%). Diante disso, o estoque de emprego estimado para São Leopoldo em setembro de 2025 é de 63.589 postos de trabalho. “Percebe-se uma recuperação gradual da economia, movimentos de recontratação em alguns setores. A digitalização continua avançando e isso aparece refletido nos dados”, finalizou o presidente da ACIST-SL.
Após a explanação, houve um painel momento de debate e análise dos dados, o qual contará com os seguintes painelistas: Regina Caetano, vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC), e Arthur Celli, coordenador de Finanças e Economia do Sicredi Pioneira — a mediação foi Roberta Wobeto, coordenadora do Núcleo de Contabilistas da ACIST-SL.
Boletim Socioeconômico da ACIST-SL é referência para outras cidades gaúchas
O Boletim Socioeconômico é uma publicação trimestral realizada pela ACIST-SL a partir de dados coletados pelo Núcleo de Excelência, Competitividade e Economia Internacional da Unisinos. Criada em 2018, a publicação reúne os indicadores de São Leopoldo nas áreas de Educação, Segurança Pública, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Percepção sobre Qualidade de Vida, e inclui ainda edições especiais focadas em questões emergentes, como a tragédia climática de 2024 e a pandemia.
No ano passado, o case do Boletim foi destaque no congresso da FEDERASUL, o qual contempla o compartilhamento de experiências inovadoras e que podem servir de inspiração para as demais entidades filiadas. A publicação tem como objetivo servir como insumo para a definição, tanto de políticas públicas, quanto para potenciais investimentos. Em 2025 a ACIST-SL voltou a ser destaque no congresso da Federasul, mas desta vez em função das suas iniciativas relacionadas à Segurança Pública — aprofunde aqui.
Fonte: Comunicação ACIST-SL
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.