Higra apresenta caso de sucesso em Brasília
A HIGRA foi convidada para participar do 2º Seminário de Política Industrial: Indústria Verde – In...
CONTINUAR LENDO
A Unisinos, por meio do Tecnosinos, encerrou sua participação na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na última sexta-feira, 27 de outubro, com uma média de mil visitantes. O evento contou com a presença de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e técnico de diversas instituições, incluindo a rede municipal de São Leopoldo, Sapucaia, Senac, Sesi, entre outras.
A SNCT deste ano foi marcada por duas semanas repletas de atividades simultâneas no campus de São Leopoldo, onde os visitantes tiveram a oportunidade de explorar o ecossistema de inovação, laboratórios da graduação e outros ambientes. Professores da Unisinos ministraram palestras abordando temas como ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável. A oficina de podcast foi uma das novidades da programação, uma iniciativa promovida em parceria com a SMK Studio Digital.
Um dos destaques do evento foi a imersão no Memorial Jesuíta e no Espaço Memória Sacra. Os estudantes conheceram o acervo de obras datadas dos séculos XV ao XIX, encontradas apenas nas bibliotecas mais especializadas no mundo. Entre essas raridades estava uma das primeiras cópias da Enciclopédia Francesa, que despertou grande curiosidade entre os jovens. No Espaço Memória Sacra, junto ao saguão da Biblioteca, foram apresentados à rica história dos Sete Povos das Missões e dos jesuítas em São Leopoldo, com a oportunidade de observar de perto estátuas e objetos religiosos antigos.
As empresas sediadas no Parque Tecnológico e as startups incubadas desempenharam mais uma vez um papel ativo na Semana. Criffer, Hemocord, RMA, Saipos, SKA, SPI e W3K abriram suas portas para receber os alunos. Além disso, empreendedores da Biosens, Eagle Care, ehDoc, SBPA, Technurse, Trindtech, Versolid e Voga compartilharam suas experiências e soluções com os grupos de estudantes, proporcionando momentos instigantes de interação.
Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os projetos tecnológicos e científicos realizados pelos Institutos Tecnológicos voltados para empresas e indústrias. Devido ao interesse pelas atividades da SNCT, será recepcionado um número maior de alunos até o encerramento do ano.
O gestor executivo do Tecnosinos e gestor de Inovação e Tecnologia da Unisinos, Silvio Bitencourt da Silva, enfatizou o papel fundamental da ciência e tecnologia na formação educacional e no desenvolvimento da região. Ele ressaltou que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apoiadas pelo CNPq e MCTI, proporcionaram experiências enriquecedoras para os estudantes que puderam participar, oferecendo novas perspectivas sobre Ciência e Tecnologia, com um foco especial nas Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. "Além disso, o conteúdo gerado e disponibilizado em diversas mídias transborda a Semana ao ser disponibilizado para as escolas do Vale do Rio dos Sinos em diversas mídias. De fato, um grande movimento que promove a popularização da ciência e da tecnologia, em meio a tantos desafios sociais, ambientais, econômicos e tecnológicos, entre outros que exigem nossa atenção", analisa.
Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) completa 20 anos em 2023 e o tema escolhido para esta edição foi "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável".
Instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004, é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.
Fonte: Imprensa Tecnosinos
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.