STIHL é reconhecida no Prêmio ESG 2026 com projeto de reúso de efluentes

Iniciativa desenvolvida na fábrica de São Leopoldo reduz consumo de água potável, gera economia de recursos e fortalece a segurança hídrica da operação

25/06/2026

A STIHL foi reconhecida com o troféu bronze na categoria Inovação Tecnológica em ESG do Prêmio ESG 2026, uma das principais premiações nacionais voltadas ao reconhecimento de iniciativas que promovem impactos positivos nas dimensões ambiental, social e de governança. A conquista ocorreu com o projeto Reúso de Efluentes STIHL, implementado na fábrica da empresa em São Leopoldo (RS), que alia tecnologia, sustentabilidade e eficiência operacional para reduzir o consumo de água potável e ampliar a circularidade dos recursos hídricos utilizados na produção. O especialista em Sustentabilidade da STIHL, Gustavo Gladzik, apresentou o case da organização durante a cerimônia de premiação.

 

Resultado de um investimento de R$ 4 milhões, o sistema foi desenvolvido para tratar e reutilizar os efluentes industriais gerados na unidade, permitindo que pelo menos 50% da água tratada retorne aos processos produtivos. A iniciativa atende operações como cromagem, lavagem de gases e torres de resfriamento, diminuindo a dependência do abastecimento público e contribuindo para a preservação dos recursos naturais. 

 

“O reconhecimento reforça o compromisso da STIHL com a inovação, principalmente, com foco na sustentabilidade. Buscamos continuamente soluções que gerem impacto positivo para o meio ambiente, para a sociedade e para a eficiência da nossa operação. O projeto de reúso de efluentes é um exemplo concreto de como a tecnologia pode contribuir para uma gestão mais responsável”, afirma Cláudio Guenther, presidente STIHL Latam.

 

Concluído em 2024, o projeto já apresenta resultados expressivos. Entre os principais indicadores estão a redução de aproximadamente 32% no consumo de água potável da fábrica, a geração anual de 51.474 m³ de água de reúso - volume equivalente a cerca de 20 piscinas olímpicas - e a economia de, aproximadamente, R$ 1,2 milhão por ano com o consumo de água. Além disso, a iniciativa reduz em 50% o volume de efluentes lançados e contribui para diminuir em 37% o consumo de produtos químicos utilizados no tratamento da água.

 

Fonte: Assessoria de imprensa STIHL

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top