SKA transforma vida de jovem talento com tecnologia de manufatura aditiva
Empresa promove inclusão e muda o futuro de jovem talento do Projeto Semear, de São Leopoldo (RS) através da impressão 3D
20/02/2026
A tecnologia é reconhecida por otimizar processos, gerar eficiência e impulsionar negócios. No entanto, em alguns projetos, seu impacto ultrapassa o ecossistema industrial e se torna um instrumento de inclusão, empatia e transformação social. Foi com esse propósito que a SKA, referência nacional em tecnologias para a indústria há mais de 35 anos, uniu conhecimento técnico e sensibilidade humana para mudar a rotina – e o futuro - de um jovem talento de São Leopoldo (RS).
Presente no portfólio da empresa desde 2010, quando a SKA passou a atuar com impressão 3D industrial, a manufatura aditiva deixou, neste projeto, o chão de fábrica para escrever uma nova história na vida de Ketlen Martins, de 14 anos, aluna do Projeto Semear.
Da indústria à inclusão
A iniciativa começou de forma inesperada. Em janeiro de 2024, Matheus Reis, Gerente de Manufatura Aditiva na SKA, iniciou trabalho voluntário no Projeto Semear e conheceu Ketlen, uma jovem musicista de 14 anos que toca violão apesar de não ter uma das mãos, percebendo tanto o talento dela quanto as limitações que dificultavam o aprendizado do instrumento. “Um dia, o Ednelson, coordenador do projeto, me procurou e disse: ‘Olha, temos um problema aqui que eu acho que você vai conseguir nos ajudar. A Ketlen adora as aulas de violão, mas existe uma limitação, e acreditamos que você pode nos auxiliar’”, relembra Reis.
A demanda foi levada ao time técnico da SKA, que colocou sua expertise a serviço de um propósito maior: desenvolver uma solução personalizada que permitisse à jovem tocar sem barreiras.
Manufatura aditiva como ferramenta de transformação O projeto teve início com protótipos simples e validações rápidas, seguindo a lógica dos processos industriais de manufatura aditiva. A liberdade de design possibilitou ajustes de geometria, espessura e encaixe, garantindo ergonomia, conforto e melhor resposta sonora.“Aqui na SKA, estamos acostumados a resolver problemas que geram retorno financeiro. Mas o projeto da Ketlen foi diferente. Ele nos trouxe uma sensação de propósito e de dever cumprido muito maior”, destaca Micael Mota, coordenador de Manufatura Aditiva da SKA.
Conforme Mota, o time cuidou de cada detalhe de forma meticulosa.“Iniciamos a prototipagem com uma tecnologia mais simples e de menor custo. Em poucas horas, já tínhamos a primeira peça pronta para testes. Logo percebemos que pequenos ajustes na espessura e no posicionamento faziam toda a diferença no desempenho. A solução precisava ser funcional, mas também confortável para o uso diário”, explica. A expertise técnica foi somada à vivência musical de Carlos Henrique Schmidt, pré-vendas de Manufatura Aditiva da SKA, que contribuiu diretamente na evolução do projeto. “Por ter experiência tocando violão, consegui contribuir bastante, especialmente para entender como posicionar a prótese da melhor forma possível, garantindo aproveitamento e conforto para ela”, relata.
SKA + Projeto Semear | Impacto que vai além da tecnologia
Para Ketlen, que encontrou na música uma forma de comunicar sua verdade, o resultado foi imediato. “No começo, eu precisava fazer muita força para conseguir tirar o som. Mas agora, com essa última prótese, não preciso mais (...) Quando consegui pela primeira vez, fiquei muito emocionada”, afirma. A emoção também marcou a família. “Lembro do início, das dificuldades e de como ela
ficava chateada por não conseguir tocar da forma que queria. Hoje, com essa prótese desenvolvida pela SKA, me sinto muito feliz, porque a alegria dela é a minha alegria”, destaca Dienifer Martins, mãe da jovem.
Parceria que gera impacto coletivo
Criado em 2007, o Projeto Semear atua sem fins lucrativos com foco em educação, tecnologia e inserção no mercado de trabalho para jovens da comunidade. A iniciativa busca romper o ciclo da pobreza por meio de reforço acadêmico e atividades extracurriculares, como aulas de violão, informática e idiomas. “O Semear trabalha justamente com essa conexão com o mercado e com tecnologia. Então, a parceria com a SKA fez todo sentido”, afirma Ednelson Borges, fundador e coordenador do projeto. Sempre preocupada e em busca de uma melhoria contínua para os alunos do projeto, Luciana de Lima, que também é fundadora e coordenadora do Semear, já participou de muitas mudanças da Casa e foi um vértice importante na trajetória de Ketlen.
“Quando vimos a situação da Ketlen, pensamos imediatamente que precisávamos fazer algo. Dar oportunidades a quem enfrenta mais dificuldades é extremamente gratificante”, complementa Lima.
Para Matheus Reis, a experiência deixa um legado que vai além do resultado técnico. “É um orgulho trazer essa perspectiva para as crianças, de que o mundo pode oferecer oportunidades que, muitas vezes, parecem distantes. Sem dúvida, vale muito a pena”, finaliza.
Tecnologia em tempos de crise
Em meio ao cenário de incertezas provocado pela pandemia da Covid-19, a SKA também se mobilizou para contribuir com a sociedade por meio da tecnologia. A empresa colocou sua expertise em impressão 3D industrial a serviço de uma ação social e humanitária em um dos momentos mais desafiadores da crise sanitária. Em agosto de 2020, período considerado um dos mais críticos da pandemia no Brasil, a SKA uniu forças ao Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde (CETPS), do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), para desenvolver um dispositivo aprimorado, impresso em 3D, destinado ao atendimento de pacientes com Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A iniciativa reforça o papel da manufatura aditiva como ferramenta estratégica não
apenas para a indústria, mas também para a área da saúde.Saiba mais sobre essa iniciativa: Escola GHC e SKA desenvolvem dispositivo aprimorado impresso em 3D para pacientes de COVID em UTIs - SKA
Sobre a SKA
A SKA é referência nacional em soluções tecnológicas para a indústria, desenvolvendo produtos e serviços que impulsionam a transformação digital dos negócios e das pessoas.Da engenharia ao chão de fábrica, a empresa oferece soluções para as áreas Design e Inovação, Fábrica Inteligente e Governança da Informação, somando mais de 5 mil clientes em 20 segmentos atendidos. Há mais de 35 anos atuando com inovações que impulsionam o segmento industrial do Brasil, a SKA coloca em prática a missão de conectar pessoas, processos e tecnologias.
Fonte: Assessoria de comunicação SKA