São Leopoldo anuncia ações de combate à Covid-19

21/01/2022

 

O poder público informou, em divulgação on-line na quinta-feira, 20, as medias tomadas para o enfrentamento à Covid-19. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Juliano Maciel, que coordena a Força Tarefa de Fiscalização, destacou o protocolo municipal exige passaporte vacinal em jogos, eventos de entretenimento em locais fechados ou abertos, com controle de acesso ao público, eventos, casas de shows e parques temáticos. Praças seguem abertas para lazer, mas sem liberação para eventos.

Atualização do Protocolo de Afastamento: NOTA INFORMATIVA 41 – SES/RS.

Sintomas leves, sem febre, vacinado - 5 dias.

Síndrome Gripal (com febre), vacinado - 7 dias de afastamento.

Não Vacinados- 10 dias de afastamento

Contactantes vacinados- não afasta, nem testa

Contactantes não vacinados - unidade de saúde, confirmar que não foi vacinado, testar e afastar 10 dias a contar do início dos sintomas caso positivo.

Ampliação da vacinação como medida de ampliar a proteção da população.

Reforço nas ações de comunicação e orientação oficial para a população não cair em fake news seguindo as medidas de proteção.

Ações para o enfrentamento do atual momento da Covid-19:

- Disponibilidade de dois médicos atuando no Centro de Testagem Municipal, junto a antiga Unisinos, fazendo a triagem dos pacientes sintomáticos;

- Ampliação do atendimento médico Covid-19 na UPA Zona Norte;

- Ampliação da equipe Covid-19 no Centro de Saúde Feitoria que atua 24 horas;

- Reabertura do contêiner - Centro de triagem Covid-19 no Hospital Centenário a partir da semana que vem;

- Considerando a lotação dos 15 leitos clínicos Covid do Hospital Centenário, ampliação de mais 6 leitos de enfermaria no Hospital a partir do final de semana;

- Abertura de um Centro de Atendimento Covid na Unidade de Saúde Padre Orestes, na próxima semana.

- Ampliação da fiscalização em relação ao passaporte Vacinal, incluindo obrigatoriedade para a para acessar os prédios públicos: Prefeitura e Semae, a partir de segunda-feira.

- Reforço na atuação da Força-Tarefa junto aos eventos e demais atividades autorizadas pelo Protocolo;

- Suspensão da realização de qualquer evento nos espaços públicos no mês de janeiro.

O prefeito Ary Vanazzi destacou a ampliação do atendimento médico na Upa Zona Norte e no Centro de Testagem Municipal, onde mais dois médicos farão o atendimento de sintomáticos. O Centro de Triagem do Hospital Centenário também será reaberto, com mais seis leitos clínicos, passando de 15 para 21 leitos. Na “próxima segunda-feira, 24, o comitê municipal irá reunir-se para ampliar o debate sobre prevenção e retomada dos protocolos de distanciamento.

ORIENTAÇÕES SOBRE TESTAGEM:

A Secretaria da Saúde seguirá fazendo testes RT-PCR, que são encaminhados para o Lacen e leva de 5 a 7 dias úteis para análise, de pacientes com os seguintes sintomas:

- CORIZA, DOR DE GARGANTA, FEBRE, TOSSE.

Fonte: PMSL

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top