Residência em TIC 55: empresas ainda podem indicar projetos para o programa

02/07/2025

Capacitar profissionais residentes nos municípios impactados pelas enchentes de 2024 — esse é o objetivo principal do ‘Programa Residência em TIC 55 – Apoio à Recuperação do RS’. O projeto conjunto entre Unisinos, BRISA, SOFTEX e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), busca contribuir para a reconstrução do estado.

 

A ACIST-SL está incentivando a participação de empresas locais no programa, que além de fomentar a inovação nas empresas, deve servir para qualificar a mão-de-obra da região. Na primeira fase do programa (Nivelamento) foram selecionados 250 alunos, via edital, graduados e graduandos em cursos de áreas tecnológicas ou ciências exatas, ensino médio completo e técnico de nível médio completo. Esses estudantes participam, durante dois meses, de cursos de computação básica  — as aulas são 100% online, com o apoio de professores e monitores.

 

Na etapa seguinte (Imersão), que começa em agosto, os 50 melhores alunos  trabalham em equipe para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas reais demandados pelas empresas parceira, sob orientação de professores da Unisinos. Também estão previstas, conforme demanda, visitas técnicas às empresas participantes. O programa é gratuito e ainda oferece bolsa mensal de R$ 1,8 mil  e um notebook em comodato para os participantes da fase de imersão. Ao final do curso os alunos apresentam a solução desenvolvida a uma banca avaliadora composta pela UNISINOS, BRISA  e empresa.

 

Para o coordenador local do programa, o professor Maurício Ferreira, da Unisinos, além de capacitar profissionais residentes nos municípios impactados pelas enchentes de 2024, a iniciativa também vai apoiar empresas com soluções práticas de tecnologia. “O programa beneficia tanto os estudantes, que podem investir em uma carreira sólida na área da tecnologia, quanto as empresas participantes, que usufruirão das soluções desenvolvidas pelos estudantes e terão acesso a profissionais qualificados para futuras contratações”, pontuou o coordenador do programa TIC-55. 


Ele aproveitou a oportunidade para reforçar o convite para que as empresas conheçam o programa e indiquem projetos — inclusive duas agendas estão previstas para os próximos dias (11 e 15/07) para que as organizações interessadas possam tirar suas dúvidas junto à coordenação do programa. É necessário confirmar presença no link: https://forms.office.com/r/d6ceEaD6Zf Mais informações podem ser obtidas com o prof. Maurício Ferreira, da Unisinos pelo email: msferreira@unisinos.br ou no site do programa: https://residenciaemtic.unisinos.br  O Programa Residência em TIC 55 UNISINOS-BRISA conta com turmas em São Leopoldo, Porto Alegre e Eldorado do Sul.

 

 

Fonte: Comunicação ACIST-SL | Foto: Rodrigo W. Blum

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top