ACIST-SL participou de curso do Sebrae sobre elaboração de projetos e captação de recursos

01/07/2025

A ACIST-SL, através de seu presidente Daniel Klafke, participou na semana passada de curso sobre elaboração de projetos e captação de recursos. Promovido pelo Sebrae, no âmbito do programa Sebrae Supera Territórios Empreendedores, a iniciativa tem como objetivo fortalecer os negócios locais e a resiliência das regiões, estimulando a cooperação e a parceria entre os municípios impactados.

 

Além da ACIST-SL, fazem parte do grupo outras entidades de classe, como CDL, Sindilojas, Sindimetal, OAB e Sindicato dos Contabilistas, além de lideranças empresariais e comunitárias, universidades, poder público, instituições financeiras e entidades religiosas. Na capacitação da semana passada, divididos em grupos, os participantes começaram a estruturar os eixos do programa, que tem como foco principal a capacitação dos micro e pequenos empreendedores afetados pela crise climática. Com isso o programa deve capacitar 120 empreendimentos dos setores de Beleza, Mecânica Automotiva, e Alimentação/Bebidas, nas quatro regiões alvo, até dezembro de 2025, fortalecendo competências em Gestão Financeira, Marketing Digital, Vendas e Gestão de Pessoas.

 

Nesse contexto, o projeto oferece resposta rápida e de alto impacto à crise vivida pelos pequenos negócios de São Leopoldo, alinhando-se às metas de geração de emprego, inclusão produtiva e fortalecimento da economia local. Dessa maneira, a iniciativa deve gerar resultados mensuráveis de curto prazo e em bases sólidas para a resiliência empreendedora do município no médio prazo. O presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke, destacou que a entidade segue mobilizada para proteger a vida das pessoas e garantir a sustentabilidade das empresas. “A partir de agora os grupos começam a amadurecer os projetos, o que demonstra a efetividade do programa, que segue firme em seu propósito de fortalecer as empresas”, pontuou o presidente da ACIST-SL.

 

O Sebrae Supera Territórios é uma estratégia do Sebrae RS para apoiar a reconstrução de territórios afetados por crises, como alagamentos e eventos climáticos. Lançado em setembro do ano passado, o Empreendedores Supera tem como objetivo recuperar e fortalecer o ambiente de negócios de municípios atingidos pelas enchentes de maio passado. A enchente histórica deixou mais de 100 mil moradores fora de casa e paralisou as atividades de cerca de oito mil CNPJs, com 60% da área urbana submersa.

 

 

Fonte: Comunicação ACIST-SL

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top