Jantar-baile dos 105 anos: ingressos do lote atual estão quase esgotados
Os ingressos do lote atual do jantar-baile alusivo aos 105 anos da ACIST-SL estão se esgotando. Para a próxima semana já est&aacu...
CONTINUAR LENDO
O mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) está em pleno crescimento, mas enquanto muitos profissionais procuram o segmento, empresas encontram dificuldade em recrutar profissionais com as habilidades necessárias de programação. Buscando reverter esse cenário, foi lançado nesta quinta-feira (5), o Projeto Talentos TI, com o objetivo de capacitar, neste semestre, 88 jovens do Vale dos Sinos. O evento ocorreu no gabinete do prefeito municipal Ary Vanazzi.
Resultado de uma parceria entre Unisinos, Tecnosinos, Senac São Leopoldo e prefeitura de São Leopoldo, o programa visa capacitar jovens talentos do município, por meio de três cursos: Programação Android/Java (180 horas), Programador Web (180 horas) e Programador JAVA (90 horas). Serão oferecidas 40 vagas gratuitas e 40 vagas com bolsa de 90% para moradores de São Leopoldo, além de oito vagas com bolsa 100% para potenciais talentos do Vale dos Sinos, indicados pelas escolas locais. Podem participar jovens a partir de 17 completos em 2019, que estejam cursando, no mínimo, o 3º ano do Ensino Médio.
O presidente da ACIST-SL, Oldemar Brahm, não escondeu o entusiasmo com esta iniciativa, que vem sendo apontada há bastante tempo pela entidade. “Nós fazemos parte da governança do Tecnosinos e sabemos o quanto precisamos de pessoas qualificadas para preencher as vagas das empresas lá instaladas. Uma delas é a minha”, destacou.
Susana Kakuta, CEO do Tecnosinos, evidenciou a importância das parcerias para a viabilização do projeto Talentos TI. Ele terá a participação do Senac, que oferecerá a expertise dos professoras para ministrar as aulas, enquanto a Unisinos e Tecnosinos oferecerão a infraestrutura. A prefeitura entrou com recursos para a bolsas de estudo. “Todas fizemos uma pequena parte que terá um grande resultado”, disse, acrescentando o lado social, uma vez que as bolsas são destinadas para jovens cujas famílias têm renda de até três salários mínimos.
O prefeito Ary Vanazzi pontuou que a Tecnologia faz parte da economia de São Leopoldo e que esta ação passa a ser um programa de Estado e não de Governo, porque é voltado para o futuro.
“Criamos este projeto para suprir as demandas de TI do município e auxiliar os jovens que estão saindo do ensino médio a se capacitar para ocupar essas vagas. Muitas vezes os jovens saem do ensino médio ociosos, e desta maneira, terão acesso a um curso e sairão dele empregados”, conta Rafael de Souza, secretário municipal de Desenvolvimento, Tecnologia e Cultura.
Para ter acesso aos cursos os jovens passarão por uma prova de seleção. Os escolhidos estudarão no contraturno escolar, com aulas divididas entre o Senac, Tecnosinos e aulas práticas nas empresas parceiras.
As inscrições iniciam no dia 9 de setembro site www.senacrs.com.br e as aulas ocorrem de outubro a dezembro. O encerramento será com uma formatura oficial.
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.