Higra apresenta caso de sucesso em Brasília
A HIGRA foi convidada para participar do 2º Seminário de Política Industrial: Indústria Verde – In...
CONTINUAR LENDO
O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, recebe no dia 30 de novembro, sábado, às 17h, o recital Volkslieder - Canções Folclóricas Alemãs, que tem circulado por diversas cidades gaúchas e catarinenses em comemoração aos 200 anos da chegada dos primeiros povos de origem germânica no Brasil. Na apresentação, a cantora lírica Angela Diel e o pianista Fernando Rauber interpretam canções tradicionais entre os imigrantes, além de obras marcantes de grandes compositores germânicos, como Johannes Brahms e Robert Schumann, e outros importantes nomes de língua alemã, como o austríaco Franz Schubert. O ingresso é doação de 1kg de alimento não perecível, na entrada do evento.
O projeto é realizado pelo Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, instituição criada com o objetivo de manter o eixo de identidade herdado de seus antepassados alemães, fomentando a cultura geral e, principalmente, a teuto-brasileira. A programação tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, além do patrocínio de Aços Favorit e Incoterm.
Sobre os músicos
Angela Diel destaca-se entre as vozes brasileiras mais apreciadas no Brasil e no exterior. Segundo o crítico Guido Borgomanero, de Curitiba, a cantora “possui uma bela voz, de timbre aveludado, bem calibrada, de puro metal, que não deixa de encantar e deleitar todos aqueles que têm a sorte de ouvi-la". Recebeu o prêmio de melhor voz feminina no Concurso Nacional Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, e o prêmio Açorianos de Música, no Rio Grande do Sul, de melhor intérprete erudito, pelo CD Canto Brasileiro. Soma diversas atuações em óperas como Carmen, de Bizet; A Flauta Mágica, de Mozart; além de Il Trovatore, La Traviata e Rigoletto, de Verdi; e foi solista de importantes orquestras brasileiras, atuando em oratórios, sinfonias e cantatas de prestigiados repertórios. É fundadora da Casa da Música POA e, desde abril de 2022, integra a Companhia de Ópera do RS (CORS), como cofundadora, cantora e administradora. Sua intensa atividade em recitais leva-a às mais prestigiosas salas de concerto do Rio Grande do Sul, seu Estado de origem, e de muitas outras regiões do Brasil e no exterior.
Fernando Rauber é bacharel, mestre e doutor em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi pianista da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias Sul (OSUCS) entre 2009 e 2018 e docente no Curso de Licenciatura em Música da mesma universidade. Atualmente, é professor adjunto de harmonia e análise musical na UFRGS e integra a Sphaera Mundi Orquestra, conjunto porto-alegrense que conta com a direção artística do violinista italiano Emmanuele Baldini. Foi laureado no concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e, em 2007, foi selecionado para ser bolsista do Chautauqua Music Festival em Chautauqua, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Trabalhou como pianista acompanhador do II e III Festival de Música de Câmara da UCS e foi pianista do Coro Sinfônico da OSPA. Atua intensamente como recitalista, solista e em formações diversas de música de câmara, tanto como pianista quanto cravista.
Sobre o Centro Cultural 25 de Julho
Nomeado em referência e reverência a 25 de julho de 1824, considerada a data oficial de chegada dos primeiros imigrantes alemães em solo gaúcho, a instituição surgiu em agosto de 1951, inicialmente em uma primeira sede alugada na avenida Cristóvão Colombo. Pouco tempo depois, em 1960, inaugurou sua casa própria, construída em terreno adquirido da chácara da família Petersen, onde a instituição permanece até hoje, na Rua Germano Petersen Júnior, 250, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre.
A entidade cultural germânica tem, por missão, desenvolver pessoas através das artes e da cultura teuto-brasileira. Abriga seis corais, escola de danças, grupo folclórico alemão, escola de diversas modalidades artísticas para crianças, jovens e adultos, restaurante com gastronomia alemã, grupo sênior, bazares, Schlaraffia, salas de ensaios, cursos de alemão e inglês, produtora de áudio, área de exposições e espaços de reuniões e eventos, entre outras atividades. Incentiva a apresentação de peças teatrais, concertos musicais, espetáculos de dança e canto. Promove atividades com intuito de integrar a comunidade e fazer da cultura uma prática viva com palestras, cursos, encontros gastronômicos e festas folclóricas. Tem como eixos de atuação a realização da cultura na prática, a valorização das tradições herdadas dos antepassados alemães, a sensibilização pela música, a cooperação pelo convívio social e o ensino como caminho para o crescimento coletivo.
SERVIÇO
Volkslieder - Canções Folclóricas Alemãs
Recital com cantora lírica Angela Diel e o pianista Fernando Rauber
Dia 30 de novembro, sábado, às 17h
Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (Rua Dom João Becker, 491 - Centro - São Leopoldo/ RS)
Ingresso: doação de 1kg de alimento não perecível, na entrada do evento
Apoio: Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
Patrocínio: Aços Favorit e Incoterm
Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre
Fonte: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.