Oportunidades de captação de recursos para novas tecnologias, produtos e projetos
A Coordenação de Captação de Recursos Unisinos tem como objetivo estimular e desenvolve...
CONTINUAR LENDO
O dia 20 de setembro é marcado pela celebração da Revolução Farroupilha, mas também marca outro momento importante para a História do RS: a fundação do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. O local foi criado no dia 20 de setembro de 1959 pelos historiadores e amigos Telmo Lauro Müller (falecido em 2012) e Germano Moehlecke (falecido em 2016), para guardar a memória da Imigração Alemã no Brasil, que em julho deste ano completou 200 anos.
Nestes 65 anos, tornou-se o guardião do maior acervo da América Latina sobre a imigração alemão. São mais de 10 mil objetos, 25 mil livros, 85 mil fotos, nove mil periódicos e 12 mil documentos únicos e raros.
Em maio, foi impactado pela enchente, cujas águas invadiram o primeiro piso, destruindo ou danificando objetos, que agora passam por restauração.
Por isto, a celebração será singela, com um encontro durante a manhã com mantenedores e voluntários.
O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo está localizado na Rua Dom João Becker, 491, no centro de São Leopoldo, e funciona de terças-feiras a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30 – Centro, São Leopoldo.
Fonte: Beth Renz Imprensa & Relacionamento | Fotos: Elizabeth Renz
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.