Museu Histórico de São Leopoldo celebra a Imigração Alemã no Brasil no dia 25 de julho

15/07/2025

Receber amigos, famílias e visitantes com muita música, dança, gastronomia típica, chopp e claro, muita alegria. Esta é a proposta da 6ª Einwanderungsfest (Festa da Imigração) que o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo irá promover no dia 25 de julho (sexta-feira), para celebrar os 201 anos da Imigração Alemã no Brasil. “Pensamos em uma programação para contemplar todas as idades”, exalta Cássio Tagliari.

 

As crianças poderão interagir com animais de pequeno porte em uma fazendinha especialmente ambientada enquanto os adultos participam dos divertidos jogos germânicos, apreciam as danças do Grupo Folclore Germânico, conhecem o extenso acervo abrigado no Museu por meio de visitas guiadas por monitores e prestigiam a feira de produtos artesanais. 

 

E como não pode deixar de faltar, haverá o espaço gastronômico com comidas típicas, como café colonial, brezel, bolinho de batata, dentre outras e o insubstituível chopp. Quem vier com traje típico ganha um chopp.

 

“Nossos antepassados, mesmo com as dificuldades,  encontravam nas festas populares momentos de alegria e de convivência. E este é o nosso desejo: uma grande confraternização em torno da memória e do legado que eles nos deixaram”, ressalta.

 

Programação - As atividades iniciam às 10h30 e encerram às 19h30. A entrada é gratuita. Em caso de chuva, será cancelado. O Museu Histórico está localizado na avenida Dom João Becker, 491, no centro de São Leopoldo. O patrocínio da Einwanderungsfest 2025 é da Sicredi Pioneira, Stihl, Itecê, Vila Rica Imóveis e apoio da rádio União FM e JB Cópias.

 

O motivo da celebração - O Museu Visconde de São Leopoldo, fundado em 20 de setembro de 1959, tornou-se referência como guardião da memória da Imigração Alemã no Brasil. Instituição privada sem fins lucrativos e sem vínculos com o poder público, o Museu atualmente tem um acervo de mais de 10 mil objetos, 25 mil livros, 85 mil fotos, milhares de periódicos e documentos raros. Sua manutenção é feita por meio de voluntários e empresas apoiadoras.

 

Ao longo dos anos, o Museu passou a promover um evento festivo no dia 25 de julho. Nesta data, em 1824, a então Real Feitoria do Linho-Cânhamo recebeu os 39 primeiros imigrantes vindos da Alemanha, dando início ao processo de colonização alemã no Brasil.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Museu Visconde de São Leopoldo

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top