Ministério da Cultura e Presto Produções e Promoções Artísticas promovem Canto Coral na Escola: Inclusão e Transformação

niciativa da Presto Produções oferece oficinas para alunos e formação musical para educadores de sete municípios

16/07/2025

Unir arte, educação e transformação social. Este é o propósito do projeto “Canto Coral na Escola: Inclusão e Transformação” que promoverá oficinas de canto coral a crianças, jovens e educadores da rede pública de Educação, oferecendo vivência musical e formação de grupos corais nas comunidades atendidas. A iniciativa é da Presto Produções e Promoções Artísticas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura (Projeto Canto Coral na Escola - Inclusão e Transformação, financiamento PNAB RS / Edital SEDAC 28/2024 - Cultura e Educação 2. Processo 25/1100-0000558).


As atividades são gratuitas e se desenvolvem em dois eixos principais. O primeiro está focado para os educadores das redes públicas de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Sapucaia do Sul, Esteio, Campo Bom e Sapiranga. Por meio de oficinas de capacitação que acontecerão em São Leopoldo, na sede da Presto, os professores terão aulas de regência, de técnica vocal e de teoria e percepção musical. A partir deste conhecimento, serão incentivados a formar grupos nas suas escolas.
Nesta terça-feira, 8 de julho, a primeira oficina reuniu 13 educadores interessados em levar o projeto às suas comunidades escolares. A formação foi conduzida pela diretora da Presto e preparadora vocal Lúcia Passos, e pelos os maestros João Paulo Sefrin e Daniel Becker. “Com estas capacitações, estimamos que aproximadamente 750 crianças terão a oportunidade de vivenciar o canto coral”, destaca Lúcia.


Representando a Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo, o assessor de Projetos Diego Adam elogiou a proposta da Presto. Para ele, o projeto tem caráter acolhedor e transformador, ao proporcionar o acesso à arte de forma democrática, tanto a educadores quanto a estudantes. A segunda atividade do projeto são as oficinas de Canto Coral Infantojuvenil que acontecerão no contraturno escolar, em quatro escolas da rede pública de São Leopoldo - sendo algumas impactadas pela enchente de maio de 2024.


Os encontros ocorrerão semanalmente nas escolas de ensino fundamental João Goulart (Vila Brás), Tancredo Neves e Mário Fonseca (Arroio da Manteiga) e São João Batista (São João Batista). A organização conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Centro Medianeira. “A música coral tem um poder profundo de integração. Quando crianças e professores se reúnem para cantar, criam laços, compartilham histórias e aprendem a escutar o outro”, aponta Lucia Passos, que nesta ação terá a presença da regente Angela Dillemburg e da pianista Sara Ramos. As atividades iniciam a partir da segunda semana de julho, impactando em torno de 120 crianças.

Encerramento coletivo


O projeto será encerrado com uma grande apresentação pública no fim do ano. O evento reunirá todos os grupos participantes — os quatro corais infantojuvenis de São Leopoldo e os grupos formados por professores dos municípios envolvidos —, celebrando a música como instrumento de transformação social e valorização da educação pública.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Presto Produções

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top