Liderado pela ACIST-SL, GT de Segurança da Federasul realiza reunião na próxima segunda, 10

06/11/2025

Acontece na próxima segunda, 10, na sede administrativa da ACIST-SL, reunião do Grupo de Trabalho da Segurança Pública da FEDERASUL. Na pauta da agenda, o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), que somente no município, já aportou mais de R$ 8 milhões em equipamentos, armamentos e veículos para reforçar a atuação das forças de segurança - resultado direto da articulação do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que atua como interlocutor entre empresas e órgãos de segurança para captar recursos por meio do programa.

 

A agenda deverá contar com a presença de dirigentes das entidades empresariais da região metropolitana que compõem o Grupo de Trabalho. Na oportunidade, o delegado Eduardo Hartz, titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (3ª DPRM), e o comissário de Polícia Civil e titular da secretaria executiva do Piseg, Fernando Gutterres Borges, irão detalhar a aplicação dos recursos. O diretor de Segurança Pública da ACIST-SL, e presidente do Consepro, Rogério Daniel da Silva, destacou que o exemplo de São Leopoldo demonstra como a união entre poder público, iniciativa privada e entidades comunitárias pode transformar a segurança pública, trazendo resultados concretos e inspirando outros municípios gaúchos a seguir o mesmo caminho.

 

“O fato de estarmos entre os melhores municípios do RS em termos de participação das empresas no Piseg é resultado de um processo que demonstra uma maturidade empresarial e um comprometimento com a qualidade de vida e a responsabilidade social. O Consepro exerce um papel fundamental de interlocução entre empresas e organismos de segurança, mas esse case de sucesso é fruto de um trabalho coletivo”, pontuou Rogério.

 

Em maio, após conhecer detalhadamente as boas práticas de São Leopoldo, as quais têm reflexo na redução da criminalidade, a diretoria da FEDERASUL determinou que o tema relacionado à área de segurança passe a compor o mapa estratégico 'Mobilização da Opinião Pública 2025/2026'. Naquele ocasião, os representantes da ACIST-SL estiveram acompanhados de membros das forças policiais leopoldenses. A intenção é que o assunto seja amplamente debatido junto às autoridades, poder públicos e afiliadas da Federação, como forma de conter o avanço da criminalidade no estado. 

 

Sobre o Piseg

 

O Piseg, iniciativa do governo do Estado baseada em parceria público-privada, permite que empresas destinem parte do ICMS devido para áreas específicas da segurança. Essa flexibilidade, segundo autoridades e empresários, é um diferencial que garante investimentos rápidos e direcionados, atendendo demandas estratégicas de cada região. Em São Leopoldo, os recursos do programa beneficiam não apenas a Polícia Civil, mas também a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, fortalecendo a atuação integrada dos organismos de segurança no município.

 

Fonte: Comunicação ACIST-SL | Foto: Sd PM Torres - Comsoc 25º BPM

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top