Instituto Penal de São Leopoldo implanta sistema eletrônico de Segurança

Câmeras e central de controle para o videomonitoramento dos apenados foram viabilizadas pelo CONSEPRO São Leopoldo

15/01/2025

Movimento dos apenados e do perímetro externo agora é acompanhado em tempo real
Movimento dos apenados e do perímetro externo agora é acompanhado em tempo real

 

 

Nesta terça-feira, 14, o Instituto Penal de São Leopoldo apresentou para autoridades locais e imprensa o sistema de cercamento eletrônico e a sala de videomonitoramento, instalados com o apoio do CONSEPRO - Conselho Comunitário Pró Segurança Pública. O investimento é de cerca de R$ 35 mil, envolvendo os serviços e os equipamentos. 

 

Autoridades ligadas à Segurança Pública e parcerios participaram da apresentação do Sistema Eletrônico

 

 

O sistema conta com nove câmeras externas e uma central de controle que acompanham imagens tanto do interior como do perímetro que cerca o local. O objetivo é monitorar as saídas e a entrada de detentos, bem como controlar possíveis fugas. O Instituto Penal atua com o regime semiaberto e abriga 179 apenados, sendo que 117 deles trabalham fora durante o dia.

 

O presidente do CONSEPRO e diretor de Segurança Pública da ACIST São Leopoldo, Rogério Daniel da Silva, comentou que a demanda foi apresentada em junho de 2024 pelo diretor do Instituto, Diego Linhares, durante reunião da Comissão São Leopoldo Mais Segura da ACIST. Com o projeto em mãos, o Conselho entrou em contato com empresas potenciais fornecedoras. Aderiu à ação a STV Segurança, que ofereceu as nove câmaras, o monitor e a instalação dos equipamentos. Segundo Emerson Rocha, a empresa também fará a assistência técnica quando necessário. 

 

O sistema conta também com o apoio da Sebratel para questões de Internet e das empresas Baquinox e Bruckmann, responsáveis pelo fornecimento e instalação dos postes de aço para fixação das câmeras.

 

O diretor do Instituto Penal, Diego Linhares, destacou a importância da iniciativa para a segurança da região e para o trabalho da equipe policial, agradecendo também pelo apoio do CONSEPRO na demanda. Ele ressalta que esta é a primeira grande obra tecnológica do presídio - cuja construção data de 1941 - e que demandou adaptações na sua infraestrutura. Linhares aponta ainda que a sinergia entre os órgãos de Segurança Pública que tem em São Leopoldo não é comum em outros locais e se reflete na queda dos índices de criminalidade. Ele pontua que há outros projetos em andamento para tornar o local mais seguro 

 

A delegada da 1ª DP, Cibele Savi, aponta que o sistema irá contribuir para os inquéritos policiais caso houver transgressão, uma vez que o monitoramento permite o panorama do perímetro externo indicando se o apenado está cumprindo com os horários estabelecidos.

 

O comandante do 25.° Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Marcelo da Silva Bueno, elogia a iniciativa, salientando a importância da evolução tecnológica para o controle dos movimentos dos apenados. “O controle, seja na área pública ou privada, é a base de tudo”, comenta, acrescentando também um agradecimento às parcerias. “Esse apoio gera um saldo positivo na redução de índices criminais”, pondera.


 

Novos projetos para 2025

 

Diego Linhares apresentou também as metas para o Instituto Penal em 2025. Dentre elas, estão a manutenção dos índices de trabalho externo dos apenados e a continuidade das fiscalizações dos locais de trabalho. A oferta de vagas de estudo para a massa carcerária por meio de parcerias com instituições de Ensino também está sendo articulada.

 

Na área da infraestrutura do prédio, Linhares apontou a reforma da garagem em frente ao IPSL, a revitalização da calçada e do acesso da unidade prisional, e a instalação de uma sala multiuso tanto para os apenados como para os prestadores de serviços e de atendimento (em 2024, foram realizados mais de 8,2 mil atendimentos). A colocação de tela e de concertina no muro do pátio de sol contribuirá para evitar fugas, que também é uma das metas para este ano.

 

 

Fonte: Imprensa ACIST-SL | Beth Renz Imprensa & Relacionamento | Fotos: Elizabeth Renz e Mariana Santos

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top