Terça da Integração de maio celebra 35 anos da Sinos Tintas
A Terça da Integração de maio é muito especial — o evento vai celebrar o aniversário de 35 anos de funda&cced...
CONTINUAR LENDO
O Brasil ocupa a incômoda quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho. Uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho a cada três horas no Brasil, segundo dados do Observatório de Segurança do Trabalho. Além dos casos relacionados a problemas físicos, houve um agravamento no índice de situações que envolvem a saúde mental, com destaque para o burnout – síndrome caracterizada pelo estresse crônico de trabalho que não foi administrado de maneira eficiente no ambiente funcional.
Como forma de chamar a atenção para esse tema, a ACIST-SL estará promovendo entre os dias 19 e 23 de maio, em sua sede administrativa, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Com encontros ocorrendo sempre às 8h30 e 17h30, a programação tem como público-alvo trabalhadores, empresários, profissionais de recursos humanos, dentre outros profissionais que desejam promover um ambiente seguro e saudável para o trabalho. “Pessoas que se sentem seguras no seu ambiente laboral, obviamente, conseguem ser mais produtivas e realizadas no trabalho”, observou a diretora de Saúde da ACIST-SL e e integrante do grupo de trabalho da SIPAT, Leila Klin.
Na programação do evento, palestras sobre temas diversos, o que inclui importância da alimentação saudável, rotina de atividades físicas, prevenção e ações em caso de acidentes, incêndios ou outras emergências, prevenção de doenças crônicas, assédio, espiritualidade, dentre outros. Estão previstas ainda algumas atividades complementares, como o Dia D de Vacinação, parceria para realização de exames laboratoriais e gincana. As empresas participantes também deverão receber o ‘Selo de Empresa Segura’. Leila comentou que a proposta para a realização da SIPAT surgiu ainda em 2023 quando foram divulgados no Boletim Socioeconômico da ACIST-SL, os indicadores relativos à área da saúde, em especial no que se refere a acidentes de trabalho envolvendo pessoas que atuavam em comércio e serviços, como supermercados, por exemplo.
“Percebemos que muitas empresas, especialmente as de menor porte, ou que não tem obrigação legal de realizar uma SIPAT, relegam a um segundo plano as questões associadas à segurança. Por isso, promover um evento como este, portanto, tem o claro propósito de chamar a atenção das empresas e sensibilizar as pessoas trabalhadoras, para a importância dos cuidados com a saúde, com a prevenção aos acidentes e a atenção aos aspectos que podem gerar uma melhor qualidade de vida”, pontuou Leila.
O evento é gratuito, e conta com apoio do SESC e do SESI. Reverse já sua agenda e venha participar conosco — em breve mais informações.
Fonte: Comunicação ACIST-SL
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.