Indústria 4.0 na prática: robô aumenta a produtividade da Expedição na STIHL

O veículo autônomo inteligente é responsável por realizar as movimentações de caixas da esteira do mezanino de peças de reposição para os flow-racks, sistema de armazenagem em fila, minimizando erros

21/10/2021

Práticas inovadoras e tecnológicas são parte da essência da STIHL, que prima pelos conceitos de Indústria 4.0 e investe fortemente neste sentido. E dentro do processo fabril da STIHL, destacou-se a ajuda do Robô Móvel Colaborativo da Omron que possibilitou um aumento de 11% na produtividade da área de Expedição da organização. A atribuição do robô é realizar as movimentações das caixas da esteira do mezanino de peças de reposição para os flow-racks, que as armazena em fila, por meio de um sistema integrado com o SAP.

Os principais ganhos com a iniciativa foram o aumento da capacidade e da qualidade produtiva. “O robô, que, inclusive, carrega a própria bateria de forma automática, gera um aumento na capacidade de separação dos pedidos, pois nos permite realocar a mão-de-obra anteriormente responsável pela ação”, afirma Silvana de Carvalho, gerente de Administração de Vendas e Logística. Desta forma, os colaboradores foram realocados para tarefas humanas de alta complexidade, e o tempo do ciclo da manufatura diminuiu, bem como a velocidade do processo aumentou. Por meio de sensores e sonar para mapeamento da área, o robô garante a assertividade na hora de guardar as caixas nas posições, aumentando a segurança do processo.

Sobre a STIHL

A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 4 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 3,5 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 40 mil pontos de vendas no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, China e Filipinas.  Desde 2008, a STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001 e a OSHAS 18001, ambas recertificadas em 2017. O Grupo STIHL é certificado com a ISO 9001.

Fonte: Imprensa Stihl