Grupo GSA Energia explica como funciona o sistema de energia solar quando falta luz

18/08/2023

 

O Grupo GSA Energia (formado pelas empresas SolarSim, SolarTec, Sunbase, ASGAgro e Solar Invest) explica sobre uma dúvida muito comum entre as pessoas que buscam saber mais sobre o sistema de energia fotovoltaico. Que é em relação à dependência do sistema fotovoltaico com à rede convencional de energia, pois algumas pessoas acham que o sistema pode parar de funcionar quando existe a falta energia na rede elétrica.

 

A empresa explica que existem três tipos de sistemas de energia solar, os “on grid”, os “off grid” e o “híbrido”. Os sistemas on grid funcionam sem armazenar energia. A energia solar gerada, quando não consumida, é enviada à rede da companhia local de energia elétrica. Assim, quando o sistema não estiver gerando energia, utiliza-se a rede convencional e o valor consumido recebe descontos na conta de luz, de acordo com os créditos gerados pela energia excedente. 

Nos sistemas off grid, a energia excedente gerada pelo sistema de energia solar fotovoltaico é armazenada em baterias para ser utilizada quando existe a falta de energia elétrica ou quando o sistema fotovoltaico não estiver produzindo – período noturno.

Existe, ainda, uma terceira opção de sistema de energia solar, que são os sistemas híbridos, que aliam a comodidade da ligação com a rede de distribuição e a independência das baterias. Em um sistema como esse, baterias entram em ação todas as vezes que o suprimento de energia elétrica é interrompido. Essa é uma solução especialmente útil para empresas que precisam de alimentação ininterrupta, mas nada impede que sistemas híbridos sejam instalados em residências. No entanto, infelizmente, o uso de baterias em conjunto com a rede elétrica ainda não foi homologado pela Aneel, o que impede esse tipo de instalação no Brasil. 

Mas, afinal, o sistema de energia solar continuará funcionando se faltar energia elétrica? Nos sistemas off grid, a falta de energia não influencia, pois tudo é consumido do próprio sistema ou das baterias que armazenam a energia fotovoltaica. 

 

Os sistemas off grid estão limitados hoje a lugares que não possuem nenhum acesso à rede de energia convencional e são muito mais caros de serem implementados, necessitando de equipamentos específicos, além das baterias, que geram custos mais altos de implementação. É importante frisar que os sistemas off grid não são influenciados em nada pela rede de distribuição pública. Ou seja, um imóvel que tenha esse tipo de geração de energia instalado não será impactado pela falta de luz. Como já dito, o sistema funciona com a ajuda de baterias, que armazenam a energia para que ela possa ser utilizada durante a noite ou em períodos nos quais não há incidência solar o suficiente para gerar energia. Essas baterias são compradas de acordo com a necessidade de consumo do local, sendo que cada uma delas possui um valor elevado, o que encarece consideravelmente o valor total do sistema. Quanto maior a demanda de energia, mais baterias o sistema deve possuir e mais caro ele fica. 

Já no formato on grid, o sistema não funciona de forma isolada. Isso significa que, quando falta energia elétrica, pode ocorrer uma instabilidade no fornecimento de energia para o imóvel que conta com um sistema fotovoltaico e, se ocorrer durante o período noturno, o local ficará sem eletricidade. A tecnologia para armazenamento de energia está se desenvolvendo e logo será utilizada de forma mais abrangente no mercado brasileiro. Porém, atualmente, os sistemas on grid são os mais implementados, até porque já possuem uma regulamentação clara junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O consumidor pode investir em energia solar para sua empresa ou residência e aproveitar todos os benefícios deste sistema na redução da conta de luz, tendo em vista ainda a alta durabilidade desse investimento, que possui em média 25 anos de funcionamento e, fazendo as manutenções regulares, pode durar até mais tempo. Em virtude disso, o Grupo GSA Energia, convida a todos a entrarem em contato pelo 51 99453.0909 e solicitarem um orçamento para fazer o projeto mais adequado para a sua residência ou empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Grupo GSA Energia

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top