Evento no Centro de Indústrias discutiu impactos e alternativas para o tarifaço dos EUA

10/09/2025

Discutir os impactos do tarifaço americano nas empresas brasileiras — esse foi o objetivo do evento ‘Impactos das Tarifas dos EUA - Como superar esse desafio?’, realizado nesta quarta, 10, no Centro de Indústrias de São Leopoldo. A agenda foi promovida por diversas entidades, e contou com o apoio da ACIST-SL.

 

Representando a ACIST-SL participaram os vice-presidentes da Indústria, Carlos Reis, e Financeiro, Filipe Schuck. O evento reuniu diversas lideranças empresariais e representantes de entidades de classe para juntos debaterem quais alternativas as organizações estão encontrando para superarem os desafios impostos pela taxação. Na oportunidade os painelistas compartilharam suas experiências práticas e as estratégias adotadas para lidarem com esse contexto desafiador. 

 

A programação contou com os palestrantes Igor Morais, sócio e economista da Vokin Investimentos e do SIMECS; Aderbal de Lima, coordenador do Conselho de Comércio Exterior da FIERGS e Haroldo Ferreira, presidente Executivo da Abicalçados. Eles abordaram os impactos econômicos, tendências do comércio exterior e medidas estratégicas adotadas para mitigar os efeitos das tarifas. 

 

Na sequência ocorreu um painel com a presença de representantes de empresas da região: Sergio Panerai, sócio-administrador da Bolzano Brasil Indústria de Couros e Peles Ltda e presidente daAicsul; Daniel Gonçalves de Amorim, sócio-administrador da Calçados Tabita Ltda; Caroline Goulart Costella Foerth, sócia-administradora da Fercorte Indústria Metalúrgica; Leonardo De Zorzi, presidente do Sindimadeira RS; Nestor Giordani, diretor da Tramontina Multi S.A; Cleomar Prunzel, vice-presidente de Administração e Finanças da Stihl; e Fabrício Pinheiro da Silva, diretor da Ecoespuma Colchões e Espumas Industriais. Durante o painel foram compartilhadas experiências práticas, desafios enfrentados e soluções adotadas para manter a competitividade no mercado internacional.

 

Manifesto Institucional

 

Ao final do evento, os participantes aprovaram a iniciativa de encaminhar ao governo federal um Manifesto Institucional. O conteúdo destaca a necessidade da reversão das tarifas adicionais impostas pelos EUA, ressaltando a insuficiência das medidas de crédito e apoio anunciadas até o momento, reforçando a importância de negociações hábeis para assegurar a competitividade das empresas brasileiras e a preservação das cadeias produtivas e empregos no Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Comunicação ACIST-SL

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top