Caminhada Janeiro Branco chama a atenção para a saúde mental

Caminhada realizada no sábado, no Centro de São Leopoldo, marcou o encerramento local da Campanha Nacional Janeiro Branco

02/02/2026

A Caminhada Janeiro Branco na cidade contou com a iniciativa voluntária dos psicólogos Josivani Mendes, Rodrigo Carvalho, Ana Cristina Cavalcante Koch, Simone Rohr e Daniela Dexheimer. Com os participantes vestindo branco, e citando a frase “quem cuida da mente, cuida da vida”, o ato saiu da clínica Dedicar-se Saúde, na Rua Primeiro de Março, 1144, e seguiu pela Rua Independência até a esquina com a Rua Lindolfo Collor, chamando a atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental, tão afetada nos últimos anos por eventos negativos como a pandemia da Covid-19 e as enchentes no RS.

 

“A Caminhada do Janeiro Branco foi um momento simbólico e histórico. Mesmo com um grupo pequeno, a ação teve um impacto profundo, pois marcou a primeira caminhada do movimento Janeiro Branco no município, reunindo pessoas dispostas a caminhar juntas pela conscientização da saúde mental”, destacou Josivani Mendes. “Quando uma cidade se move, o preconceito perde força, quando caminhamos lado a lado, o cuidado vira coletivo”, acrescenta. Ao longo do mês, o grupo de voluntários promoveu ações como conversas afetivas no saguão do  hipermercado Macromix São Leopoldo localizado na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca (dia 17) e na Praça Amadeo Rossi, no dia 24. 

 

Josivani salientou que o Janeiro Branco existe desde 2014 e é um movimento que convida a sociedade a colocar a saúde mental no centro das prioridades. E neste ano o recado foi muito claro: cuidar da mente precisa ser um compromisso de todos nós, não só dos profissionais da área. “O tema fala sobre desacelerar, de olhar pra dentro, de cuidar melhor das nossas relações. Porque saúde mental não é luxo, é base pra gente viver bem. E quando cada um faz a sua parte, a gente realmente transforma o todo”, pontua. Essa caminhada simboliza isso: pequenos passos, feitos juntos, podem gerar grandes mudanças. 


Ela pondera que o movimento reforça que o cuidado emocional não pode ficar só no mês de janeiro e sim que precisa continuar ao longo do ano, nas escolhas e nas conversas. “Que essa caminhada nos inspire a seguir mais atentos, mais humanos e mais responsáveis pelo nosso próprio cuidado e pelo cuidado coletivo”. Josivani agradeceu o apoio dos voluntários que ao longo de janeiro contribuíram para a divulgação da Campanha  e de instituições como a Prefeitura Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal, que atuou na segurança do percurso e da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL), bem como aos veículos de comunicação que divulgaram a campanha. 


Tema de 2026


A edição de 2026 traz como tema “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental.”, que reflete um desejo coletivo por uma vida com mais sentido, menos sobrecarga emocional e relações mais saudáveis. A identidade visual da campanha deste ano adota o post-it como símbolo, ressignificando um objeto antes ligado à pressão e cobranças como um convite à pausa, à reflexão e ao cuidado.
Para o psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador da campanha, o conceito sintetiza o momento vivido pelo país. “Escolhemos esse tema porque ele expressa o que o Brasil mais precisa e deseja: menos adoecimento emocional e mais humanidade nas relações. O post-it deixa de ser cobrança e passa a ser consciência e pacto pela saúde mental”, afirma.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Dedicar-se Saúde

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top