Consultórios Odontológicos do SESI: Atendimento de excelência em clínica geral e especialidades
Os consultórios do SESI são modernos, totalmente equipados e seguem rigorosamente as normas de biossegurança. Esses espaço...
CONTINUAR LENDO
Na última terça-feira, 18, a prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, reuniu, no PradoTech, especialistas e representantes do setor público para debater inovação, empreendedorismo e o papel das políticas públicas no desenvolvimento econômico e social. Os palestrantes debateram sobre os desafios, oportunidades e estratégias para fomentar o ecossistema de inovação, especialmente no contexto de municípios e estados brasileiros.
Entre os palestrantes estavam Silvio Bitencourt, gestor executivo do Tecnosinos, Selma Fraga, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Yuri Ribeiro, gestor de Inovação e Tecnologia – SICT RS, Luiz Carlos Pinto, secretário de Inovação de Porto Alegre e Coordenador do Fórum de Inovação da GRANPAL, com a mediação realizada por Paulo Renato Ardenghi, CEO da GovUP.
Na abordagem das temáticas, os palestrantes refletiram sobre o papel essencial do Estado no estímulo à inovação, não apenas criando regulamentações, mas facilitando investimentos e promovendo políticas públicas. Citando o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Marco Legal das Startups, que representam avanços importantes, lembraram que ainda há desafios na implementação dessas leis pelos municípios.
Outro ponto abordado é sobre como o poder público precisa atuar como facilitador e não como protagonista, promovendo políticas que incentivem a inovação de forma sustentável. Municípios precisam investir em infraestrutura e governança para criar ambientes propícios ao desenvolvimento de startups e novas tecnologias. A colaboração entre setores público e privado, além do apoio das universidades, é essencial para fortalecer o ecossistema de inovação.
Por fim, foi deixado um aconselhamento para que empreendedores busquem conexões e aproveitem os recursos disponíveis nos parques tecnológicos e incubadoras. Gestores públicos precisam investir em inovação de forma estratégica, garantindo retorno econômico e social para suas cidades. O painel reforçou a importância de um compromisso contínuo com o desenvolvimento da inovação, buscando sempre aprimorar as políticas públicas e incentivar novos projetos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Tecnosinos
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.