Tecnosinos encerra participação no South Summit Brazil 2025 com saldo positivo

14/04/2025

Após três dias movimentados e com intensa participação de sua equipe, o Tecnosinos finalizou sua passagem pelo South Summit Brazil 2025 com saldo positivo. O evento, que se encerrou no sábado, 12, com o South Summit Brazil Run, trouxe inúmeras oportunidades de networking e ainda abriu espaço para integrantes do parque tecnológica e da Unisinos de estarem em diferentes painéis ao longo da programação.

 

Na sexta-feira, 11, no palco do espaço RS Innovation Stage, o gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, mediou o painel “Transformação Social por meio da Inovação: O Papel das Incubadoras e Parques Tecnológicos mantidos por Universidades Comunitárias na Educação, Bem-Estar e Inclusão”. Participaram do debate o vice-reitor da Unisinos, Artur Eugênio Jacobus, o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rafael Frederico Henn e a presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP), Daniela Carolina Eckert.

 

Entre os representantes da governança do Tecnosinos estavam a vice-prefeita de São Leopoldo, Regina Caetano, e o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL), Daniel Klafke. Segundo Caetano, participar de eventos assim traz importante visibilidade ao ecossistema de inovação leopoldense. “A convite do Tecnosinos, tive a oportunidade de participar do South Summit, um evento que conecta inovação, empreendedorismo e tecnologia. Foi inspirador ver o protagonismo do nosso ecossistema local sendo reconhecido em um cenário global. Seguimos firmes no compromisso de fortalecer São Leopoldo como polo de desenvolvimento e inovação no Brasil”, comenta.

 

A sexta também foi marcada pela presença do reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, que acompanhou o painel acima citado, além de percorrer o evento e atender o público que passou pelo estande da universidade no espaço Marketplace. Entre os participantes vinculados a instituição, alguns deixaram depoimentos com a percepção do que viveram ao longo dos dias de South Summit Brazil. Confira abaixo:

 

Mellanie Fontes-Dutra, professora Escola de Saúde – Unisinos: a experiência em participar do South Summit Brazil Porto Alegre foi muito transformadora, especialmente por ter sido minha primeira vez neste evento. Tenho muito interesse em alinhar a conversa, cada vez maior, entre empreendedorismo e inovação com a experiência acadêmica que construí ao longo da minha formação. Durante os dias de evento, atendi principalmente a talks abordando Resiliência nos contextos de Crise Climática, Saúde Digital, Inteligência Artificial e Natureza, além de pitches de startups de saúde – estou em contato com um desses empreendedores de São Paulo (Telavita) para entender melhor e continuar a conversa iniciada no SSB para possíveis cooperações na área de Saúde Mental e o agravo das mudanças climáticas.

 

Vagner Wojcickoski, professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil: Agradeço a oportunidade proporcionada pela Unisinos para participar do South Summit! Foram 3 dias de imersão em temas essenciais para a educação como inovação tecnológica, sustentabilidade, eficiência energética e principalmente Inteligência Artificial! Para além do conhecimento, o networking, os insights e as possibilidades criadas a partir de eventos como este são de valor inestimáveis!

 

Adriane Brill Thum, Professora dos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Biologia e Geologia: – Quero aqui agradecer a Unisinos pela grande oportunidade de tantas pessoas participarem do South Summit Brasil! Foi uma semana intensa e inspiradora, cheia de aprendizados, principalmente sobre inovação, tecnologia e Inteligência Artificial. Meu agradecimento especial ao decano Sandro Rigo pela indicação e a todos os nossos gestores pelo apoio de sempre. Já na torcida para participar novamente em 2026!

 

Lucas Pedro dos Santos, aluno do curso de Comunicação Digital – Unisinos: Ao longo dos três dias, pude testemunhar na prática como a Comunicação Digital é uma peça-chave na engrenagem da inovação. Desde estratégias de branding até o uso da IA em experiências interativas, tudo convergia para um universo em constante transformação, com um olhar atento para o impacto real. A Unisinos teve forte presença nas discussões, principalmente nos temas ligados à inovação social, à atuação dos parques tecnológicos e à formação de talentos, o que reforça o papel da universidade como protagonista no cenário nacional.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Tecnosinos

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top