Interventura Urbana organiza Walk Tour São Léo
Encerrando as atividades de 2023, Interventura Urbana e Old São Leopoldo oferecem um novo roteiro para a última Walk...
CONTINUAR LENDO
Em 1º de janeiro de 2023 foi publicado o Decreto 11.366 que estabelecia restrições para o setor e deveria ser regulamentado no prazo de três meses, o que não ocorreu. A incerteza paralisou o mercado, com consumidores e lojistas interrompendo suas compras até que a questão fosse definida. Apenas em 21 de julho foi publicado o novo Decreto. No entanto, permanecem algumas incertezas a serem esclarecidas pelos órgãos reguladores, uma vez que foi estabelecido o limite máximo de energia em joules autorizado para as armas a serem vendias no mercado brasileiro, mas sem a apresentação de uma tabela de calibres. Até o momento, novas aquisições de armas por parte de CACs (colecionador, atirador desportivo e caçador) estão basicamente interrompidas.
Assim, a demanda no mercado brasileiro segue reprimida até que o aspecto jurídico esteja plenamente esclarecido e os processos de autorização para a compra de armas normalizados. Quando isso ocorrer, a Taurus está pronta para atender os consumidores. Nesse sentido, continua realizando diversos lançamentos de produtos, tendo apresentado ao mercado 16 novos modelos durante o 3º trimestre de 2023. Com base em sua capacidade de desenvolvimento tecnológico, está criando um calibre .38 dentro do limite máximo de energia estabelecido pela legislação. É uma tecnologia incremental desenvolvida pela Taurus, de um novo calibre para pistolas criado para ocupar o espaço deixado pelo calibre 9mm, que passou a ser de uso restrito. No início de 2024, quando provavelmente já haverá a regulamentação do Decreto 11.366, a empresa pretende lançar as versões das pistolas compactas G2C e GX4 com esse novo calibre.
No mercado internacional, excluído os EUA, a Taurus atende principalmente forças militares e de defesa, com vendas para mais de 100 países. Os baixos custos de produção proporcionam grande competitividade em licitações internacionais, de modo a ter nesse mercado uma opção interessante em momentos de menor demanda em outros mercados. A Companhia está atenta à recente situação de conflito no Oriente Médio, que poderá gerar aumento natural da demanda para o setor. Lembrando que todas as suas exportações devem ser previamente autorizadas pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa do Brasil.
Na Índia, a operação da JD Taurus está para receber nos próximos dias a última licença necessária para o início da produção nas instalações locais. Reforçando a presença da marca na região, a empresa participou da Milipol India, importante feira internacional do setor de segurança itinerante, realizada pela primeira vez na Índia entre 26 e 28 de outubro. A realização dessa feira na Índia confirma a crescente importância desse país no mercado mundial de armas.
O investimento em inovação, voltado para o desenvolvimento de produtos, processos, materiais e equipamentos, é aspecto essencial na estratégia da Taurus. Nesse sentido, a Companhia está firmando mais uma parceria com o centro de pesquisa universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), visando o desenvolvimento de um novo composto “CMT – Catalytic Material Taurus” para ser utilizado na unidade M.I.M. (Metal Injection Molding), reduzindo a dependência de fornecedores externos.
Além disso, estão em desenvolvimento no CITE diferentes projetos em direção à indústria 4.0, incluindo pesquisas para aplicação de novos materiais na fabricação de armas, como o grafeno, nióbio, polímero de fibras longas e DLC (Diamond Like Carbon).
Desde o início desta gestão, em 2018, foi adotado um modelo de trabalho pautado no planejamento estratégico e no tripé definido para atingir o objetivo de colocar a Taurus em posição de crescente destaque no mercado global do setor: “desenvolvimento de pessoas; tecnologia e inovação; e ambiente colaborativo”. Seguindo essas diretrizes estabelecidas, em 2023 a Taurus deu início a mais um projeto de cunho estratégico para a Companhia: “Gestão e metas de indicadores ESG”. Com o monitoramento dos indicadores e o crescente engajamento dos colaboradores, a empresa já teve resultados práticos, como um impacto positivo em termos de redução na emissão de gases de efeito estufa.
A Taurus realizará sua próxima reunião Apimec, voltada à analistas, investidores e acionistas, no dia 6 de dezembro de 2023, em sua loja em São Paulo (AMTT Taurus – Rua Umberto Caputi, 139).
Fonte: Imprensa Taurus
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.