SKA impulsiona combate de inimigo invisível da engenharia com solução de simulação estrutural avançada

Empresa com mais de 35 anos de história conta com know-how em soluções para prevenção da fadiga mecânica, falha muito temida na indústria

14/10/2025

A indústria vive um momento de ampla transformação. Com a chegada de inovações como Business Intelligence (BI) e Inteligência Artificial, muitas empresas estão desenvolvendo seus processos de forma exponencial. No entanto, ainda existem desafios específicos em que a expertise humana, aliada às novas tecnologias, pode ser o grande ponto de virada de um processo de engenharia.

 

Entre os fatores que comprometem o desempenho e a segurança em projetos industriais está a fadiga mecânica, uma falha que provoca trincas internas em peças submetidas a cargas repetitivas, levando à fratura sem sinais prévios. Segundo o artigo científico realizado pelo doutor em Engenharia Mecânica, Edison da Rosa, estima-se que que entre 50% e 70% das falhas em componentes
industriais ocorram por fadiga mecânica. De fato, trata-se de um número alarmante, mas que pode ser solucionado através da implementação do software SOLIDWORKS Simulation, fornecido pela SKA – empresa que é referência nacional no fornecimento de tecnologia para indústrias.​

 

Prevenção eficiente com simulação estrutural

 

A solução de simulação estrutural atua como peça-chave na prevenção de falhas por fadiga, ao permitir a validação dos projetos antes mesmo da fabricação. Isso reduz custos e assegura a qualidade dos produtos. Diferente de falhas por sobrecarga, que causam deformações visíveis, a fadiga ocorre de forma silenciosa — as peças aparentam normalidade até falharem de maneira
catastrófica. Um exemplo prático ocorreu com um cliente da SKA, que enfrentou uma falha inesperada no eixo redutor de uma planta de papel e celulose. O problema paralisou a linha de produção por quase 48 horas.

 

Além do impacto operacional, a fadiga mecânica representa riscos à segurança e prejuízos financeiros significativos, com manutenções emergenciais, paradas de produção e até ações judiciais. A falha é especialmente crítica em setores como aeronáutico, automotivo, energia e infraestrutura.

 

Economia, produtividade e previsibilidade

 

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que, em 2024, cerca de 70% das indústrias brasileiras sofreram algum tipo de parada de produção não planejada, sendo que 41% dessas interrupções ocorreram por falhas em máquinas ou componentes. Os custos associados a paradas emergenciais, manutenção corretiva e perdas de produção ultrapassaram R$ 8,5 bilhões no ano passado.

 

Nesse cenário, a simulação estrutural por elementos finitos (FEA) oferecida pelo SOLIDWORKS Simulation permite avaliar o comportamento de peças e conjuntos antes mesmo de sua fabricação. Ou seja, a solução ideal para coibir paradas de produção, em específico a fadiga mecânica. A tecnologia gera mapas de tensão, identifica zonas críticas, calcula a vida útil do componente e simula carregamentos cíclicos reais, com base em curvas S-N (Wohler), Gerber e Goodman. Além disso, a solução permite testar diferentes geometrias, materiais e condições operacionais, reduzindo custos com protótipos físicos e evitando falhas no campo.

 

Segundo Filipe Carvalho, MSC. Eng. e HEAD do Departamento de Engenharia CAE da SKA, o módulo de Fadiga do SOLIDWORKS Simulation permite avaliar a vida útil de componentes submetidos a carregamentos cíclicos diretamente no ambiente CAD 3D. “Com um fluxo totalmente integrado, a ferramenta realiza a análise estática, define ciclos de carga (constantes ou aleatórios) e calcula a vida útil a partir das curvas S-N do material, aplicando fatores de correção para aproximar o modelo às condições reais. De um modo geral, o resultado obtido é um ciclo de projeto mais ágil, econômico e confiável, que garante produtos mais seguros e aumenta significativamente a produtividade da engenharia”, destaca Carvalho.

 

Indústria brasileira em busca da inovação

 

Apesar do atual momento de desaceleração, a transformação digital e a inovação continuam sendo uma força propulsora para diversos segmentos da indústria nacional. Nesse contexto, a tendência é clara: a engenharia baseada em dados, simulações preditivas e decisões mais inteligentes estão redefinindo o cenário industrial brasileiro, apesar do atual momento.Para Carvalho, a integração entre IA e BI está revolucionando o universo do CAE (Computer Aided Engineering), levando ferramentas como o Aabqus FeSafe e o próprio SOLIDWORKS Simulation a um novo patamar de previsão e suporte à decisão.

 

“A IA viabiliza design generativo, acelera cálculos com machine learning e automatiza tarefas repetitivas. Já o BI organiza os resultados de simulação em dados estruturados, permitindo a criação de dashboards inteligentes que conectam desempenho, custo, prazo e sustentabilidade. De fato, o futuro do CAE será cada vez mais automatizado, orientado por dados e executado em nuvem, ampliando o papel estratégico do engenheiro no processo de inovação. E, nesse contexto, a SKA se destaca como parceira de transformação digital, capacitando equipes e conectando engenharia, produção e negócios por meio do Digital Thread”, pontuou o Head da empresa.

 

Referência no fornecimento de tecnologia para indústrias

 

Da engenharia ao chão de fábrica, a SKA atua com tecnologias que potencializam os resultados de clientes em todo o Brasil. Com mais de 35 anos de mercado, a empresa oferece soluções avançadas para Design e Inovação, Fábrica Inteligente e Governança da Informação. Com foco em análise de dados para gestão estratégica, a SKA promove serviços personalizados e tecnologias de ponta, impulsionando as jornadas de mais de 20 segmentos produtivos.

 

Para viabilizar esse ecossistema, a SKA conta com uma equipe de colaboradores distribuída pelos principais centros de manufatura do Brasil. Ao comentar sobre essa trajetória no mercado brasileiro, Siegfried Koelln, CEO e fundador da SKA, expressa orgulho por liderar a transformação digital. “Nossas tecnologias reúnem o que há de mais moderno na criação, automação e controle de processos produtivos, contando com soluções em nuvem que permitem uma gestão completa e eficiente do chão de fábrica”, afirma Koelln.


Quer saber mais sobre o SOLIDWORKS Simulation? Acesse:

https://www.ska.com.br/produtos/solidworks-simulation/simulacao-estrutural/

 

Fonte: Assessoria de Imprensa SKA

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top