SIPAT ACIST-SL: Discussão sobre saúde mental marcou o segundo dia

20/05/2025

O segundo dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da ACIST-SL foi marcado pela discussão em torno da saúde mental. A relevância do tema é tanta que cada vez mais as organizações discutem junto com a sociedade formas de frear o crescente número de casos. Dados do Ministério da Previdência Social indicam que o Brasil registrou em 2024 cerca de meio milhão de afastamentos do trabalho motivados por casos de saúde mental — o maior número em dez anos.

 

A palestra desta terça, 20, foi ministrada pela psicóloga Juliana Ribeiro, do SESI. Ela iniciou sua fala apresentando dados relativos aos transtornos mentais, e seus efeitos na vida das pessoas. Comentou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde mental como um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade. Nesse contexto ela destacou que saúde mental é estar bem consigo e com os outros, compreender as exigências da vida, e saber lidar com as emoções. “Achar esse equilíbrio é o grande desafio. Por isso é que a gente acaba falando tanto em saúde mental, porque ela é a essência para encontrarmos a qualidade de vida”, pontuou a psicóloga. Após a palestra, houve um momento para debate e troca de experiências entre os participantes a respeito do tema.

 

A SIPAT acontece até a próxima sexta, 23, na sede administrativa da ACIST-SL. Para esta quarta, 21, estão previstas duas atividades especiais: pela manhã, às 8h30, palestra sobre ‘Assédio moral e assédio sexual’, a qual será ministrada pela advogada Hellen Fogaça e pela administradora Talita Oliveira, e a tarde, às 17h30, atividade sobre ‘Prevenção e ação em emergências’, com o bombeiro civil Daniel Santana — confira a programação completa em nosso site. O evento tem patrocínio da Unimed Vale dos Sinos, Viação Leopoldense e ELSMed, e apoio do Sistema Fiergs, SESC, SENAC e Quitutes da Berê. Saiba mais em: www.acistsl.com.br/agenda

 

Fonte: Comunicação ACIST-SL

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top