PRESTO apresenta a programação artística 2024

28/03/2024

 

 

A PRESTO apresenta sua programação artística 2024, que inclui inúmeras ações através de Projeto Culturais, grupos artísticos e parcerias público privadas.

 

A partir de abril, quando iniciam-se a maior parte das atividades, serão dezenas de concertos e apresentações, com especial foco para o Bicentenário da Imigração Alemã.

 

O que vem por aí?


 

Projetos Culturais 2024

 

A PRESTO possui diversos projetos culturais aprovados pela Lei de Incentivo a Cultura, a Lei Rouanet, para os quais segue buscando patrocínios junto a pessoas físicas e jurídicas.

 

Neste início do ano, a perspectiva é iniciar com pelo menos dois projetos:


 

Projeto MusiCâmara

 

Realizará seu primeiro concerto no dia 18 de abril, tendo como atração o Madrigal e a Camerata PRESTO.

 

Esta será a primeira ação alusiva ao Bicentenário da Imigração Alemã que também, em parceria com a Igreja de Cristo, celebrará os 200 anos da presença luterana no Brasil. 

No programa, obras de Bach, Buxtehude, Lutero, dentre outros.

 

Para seguir a série de homenagens ao Bicentenário, os demais grupos convidados da temporada, serão convidados a interpretar ,pelo menos ,uma obra de compositor alemão.

 

Dentro da programação  teremos ainda o Festival MusiCâmara que nos dias 08 a 11 de julho, trará diversos coros convidados. Desta forma, queremos dar destaque ao canto coral, como uma das expressões culturais mais fortes da cultura germânica trazidas pelos imigrantes e que foram incorporadas à rotina das comunidades em São Leopoldo e na região, mantendo assim este importante legado dentro do contexto desses 200 anos de história musical.

 

Projeto Camerata PRESTO

 

A PRESTO optou por fundir dois projetos que tiveram destaque em 2023, unindo a temporada da Camerata PRESTO a ações como as Oficinas de Canto Coral e a grandes concertos, o qual chamamos de Projeto Concertos Especiais.

 

Desta forma, em 2024 este projeto contemplará:

 

Oficinas de Canto Coral

Esta é,sem dúvida, a ação que melhor representa a interação que desejamos ter com a comunidade, bem como é a ação que melhor propicia uma participação da comunidade, permitindo que ela atue não somente como público nos eventos, mas também como artistas.

 

Oficina Coral Adulto

Ocorrerá todas as quartas-feiras, das 18h às 19h, nos bairros Centro (Escola de Gestão Pública (R. Dom João Becker, 754 Prédio da Prefeitura segundo andar)  no centro de São Leopoldo e Feitoria (local a definir), tendo como único critério de participação a idade  a partir dos 16 anos. Os locais ainda estão em processo de definição junto aos parceiros.

 

Para se inscrever basta preencher o formulário no ink: https://prestosl.com.br/oficina-coral-adulto-2024/



 

Oficina Coral Infantil

O grupo será composto por crianças dos 08 aos 14 anos de idade. Os ensaios ocorrerão todas as segundas-feiras, a partir de 01 de abril, em dois horários : das 17h às 18h15 no Centro Medianeira do bairro Centro (Rua Florêncio Câmara, 409 ) e das 18h30 às 19h45 no Centro Medianeira do bairro Campina (Rua Uruguai, 851). Para se inscrever basta preencher o formulário no link: https://prestosl.com.br/oficina-coral-infantil-2024/

 

A temporada da Camerata PRESTO vai abrigar ainda 3 grandes espetáculos, contando principalmente com a participação do Madrigal PRESTO.





 

9ª Sinfonia, de Beethoven

Pela primeira vez em sua história, a PRESTO vai realizar uma obra sinfônica. No dia 13 de julho, às 19h, no Santuário Pe. Reus, em São Leopoldo, vamos interpretar essa obra emblemática.

 

Para marcar as celebrações do Bicentenário da Imigração no Brasil, avaliamos a grandiosidade desta obra, que também  comemora  200 anos em 2024.

 

Estarão reunidos diversos grupos: o Madrigal e a Camerata PRESTO, solistas, músicos e coros convidados.

 

O principal diferencial deste concerto será a participação de um Coral Comunitário, composto por participantes da oficina coral adulto, cantores e ex cantores de coros da região .

 

Os ensaios ocorrerão todas as quartas-feiras, das 19h30 às 21h, na Escola de Gestão Pública (R. Dom João Becker, 754 Prédio da Prefeitura segundo andar)  no centro de São Leopoldo.

 

Veja em números o que representa esse momento para a história de São Leopoldo:

 

200 anos da imigração alemã no Brasil, 200 anos da composição da 9ª Sinfonia, 

200 cantores, 4 solistas e cerca de 70 músicos na orquestra

 

Regência: João Paulo Sefrin 

 Preparação vocal: Lucia Passos


 

All we need is Beatles - Camerata PRESTO e Banda LIVERPOA

 

Uma formação inédita promete encantar a região, unindo dois grupos musicais icônicos em um espetáculo memorável. A Camerata PRESTO, reconhecida por sua excelência e destaque na música , se une à Banda Liverpoa ,renomada por sua interpretação dos Beatles em todo o Rio Grande do Sul.

 

Sob a batuta de João Paulo Sefrin, que também assina os arranjos exclusivos do espetáculo, daremos vida a esse encontro único, prometendo uma experiência sonora sem igual.

Previsto para estrear nos meses de junho ou julho, o espetáculo será reprisado no segundo semestre, com possibilidade de circulação pelo Estado.

 

Prepare-se para testemunhar um momento marcante na história da música, onde talento e harmonia se encontram em uma apresentação imperdível.


 

Natal - A Família Tannenbaum

 

A parceria com o Natal com os Vizinhos, promovido já há diversos anos pelo CECREI - Centro de Espiritualidade Cristo Rei foi renovada.

 

Nos dias 13 e 14 de dezembro, o espetáculo: “A Família Tannenbaum” voltará ao palco da fachada do CECREI.

 

A estrutura que também inclui uma praça de alimentação e uma feira de artesanato natalino será mantida.

 

Em 2023 o espetáculo contou com cerca de 23 músicos, 4 solistas, 90 cantores e um coral infantil de 25 vozes

 

Nossa expectativa, a partir do grande sucesso que foi a edição 2023, é ampliar e qualificar a experiência vivenciada por quem compareceu ao evento.

 

.

Arte Gaúcha - 10 anos

 

O Grupo Arte Gaúcha está de aniversário. A celebração deste trabalho, único no Brasil, será ao longo do ano de 2024, e diversas apresentações estão sendo organizadas, sendo cotado para participação em diferentes cidades do Estado.

 

O grupo foi criado em 2014, dentro do edital do Fundo Municipal de Cultura de São Leopoldo, que originalmente levou a proposta de levar os músicos de orquestra para escolas da rede municipal, unindo a sonoridade dos instrumentos eruditos à sonoridade dos instrumentos popularmente encontrados na nossa música regional gaúcha.

O resultado foi muito positivo, o que animou a PRESTO e também o grupo a dar sequência no projeto, o qual hoje podemos celebrar 10 anos.

 

Também em 2024 o grupo vai realizar uma série de apresentações junto à rede pública de ensino das cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia e Esteio, através do Projeto Arte Gaúcha nas Escolas, que foi contemplado pelo edital estadual da Lei Paulo Gustavo


 

Oficina de Regência Coral

 

A PRESTO vai realizar, paralelo a realização do Festival MusiCâmara, de 08 a 12 de julho, a Oficina de Regência Coral.

 

Assim, além das apresentações, do Festival, profissionais da área, como regentes e preparadores vocais poderão fazer sua capacitação com a maestra Mara Campos, de São Paulo, seguramente uma das mais destacadas regentes do Brasil.

 

A Oficina também contará com a participação de Lucia Passos, cantora e preparadora vocal, especialista em técnica vocal para coros, uma das grandes referências do canto coral brasileiro.

 

A atividade visa propor um momento de capacitação dos profissionais da área, colaborando para qualificação do trabalho dos coros de nosso Estado e região. 

 

Em abril serão divulgados mais detalhes da Oficina.


 

Conclusão

 

Será um ano de muita intensidade, em que a PRESTO deseja fazer parte ativa da celebração do Bicentenário da Imigração Alemã, disponibilizando gratuitamente para a comunidade, momentos diferenciados de música, com muita qualidade artística e musical.

 

Acreditamos no poder transformador da música na sociedade. Por isso, estamos fazendo um ano que vai não apenas promover uma programação onde a comunidade assiste de forma passiva aos concertos, mas que também poderá atuar de forma ativa, o que certamente é uma diferença muito grande na experiência dessa coletividade e também de cada adulto e criança participante.

 

Nossos grupos artísticos: Madrigal PRESTO, Camerata PRESTO e Grupo Arte Gaúcha terão uma intensa atuação em diversos momentos da

programação artística, bem como estarão disponíveis para ações e atividades em outras localidades para as quais forem convidados.

 

Por fim, para nós da PRESTO, é uma honra entregar à cidade, região e ao estado, uma programação tão rica e tão diversa. Esperamos contar com a presença e a participação da nossa comunidade.

 

Fonte: Presto Produções

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top