Casale reduz de 18 para 3 meses seu tempo de fabricação com soluções SKA
O estado de São Paulo é conhecido por ser um dos grandes polos industriais do Brasil, com ampla atuação em diferentes segm...
CONTINUAR LENDO
Neste sábado, 20, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, guardião da memória dos antepassados, celebra 66 anos. Por ser feriado estadual, a instituição estará fechada para o público, mas receberá o público de modo especial no dia 27, com uma programação focada em visitas guiadas, nas quais o visitante recebe detalhes especiais sobre a História e o acervo.
Os encontros agendados acontecem às 10h e 14h. As inscrições devem ser feitas pelo Whatsapp (51) 35924557. “E fica também o convite para que venham nos visitar nos visitar durante a semana, pois atendemos das terças-feiras a sábados”, aponta Ingrid Marxen, diretora voluntária de Relações Institucionais do Museu, que está localizado na avenida Dom João Becker, 491, no centro de São Leopoldo.
Ela revela que o Museu tem muitos motivos para celebrar. Um deles é a visitação recorde registrada ao longo deste ano. Somente no dia 25 de julho - Dia da Imigração Alemã no Brasil - circularam mais de quatro mil pessoas. Há também grande fluxo de visitantes, pesquisadores e estudantes de diversos Estados, com destaque para a rede escolar do Vale do Sinos. O Museu tem agenda lotada para o Projeto Descobrindo o Museu, que oferece visitas e oficinas mediadas por uma equipe especializada que ensina a História da Imigração Alemã. Os alunos têm acesso a objetos que fazem parte do acervo do museu, respondem a perguntas e recebem um gibi interativo com vários personagens históricos. Há ainda a oferta de transporte gratuito dentro do município para qualquer escola que desejar conhecer a História da Imigração.
O Museu já obteve aprovação para uma nova edição do Projeto junto ao Programa Nacional de Apoio à Cultura instituído pela Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991), desta vez com três anos de duração. “Temos recursos para desenvolver o projeto até o final deste ano e estamos em busca de mais patrocinadores para a sua continuidade”, ressalta Ingrid.
Enchente 2024 - Outra conquista é a gradativa recuperação de parte do acerto que foi atingido pela enchente de maio de 2024. Naquela data, o térreo do Museu foi tomado pelas águas da chuva. Com o apoio de mantenedores e voluntários, os objetos estão sendo restaurados, a exemplo do gramofone datado de 1910. “Tem sido muito bonito acompanhar este movimento, mostrando o apreço pela nossa história”, pontua Ingrid.
Sobre o Museu - O Museu Visconde de São Leopoldo, fundado em 20 de setembro de 1959, tornou-se referência como guardião da memória da Imigração Alemã no Brasil. Instituição privada sem fins lucrativos e sem vínculos com o poder público, o Museu atualmente tem um acervo de mais de 10 mil objetos, 25 mil livros, 85 mil fotos, milhares de periódicos e documentos raros. Cerca de 40 voluntários trabalham para organizar, catalogar e restaurar os objetos. Os recursos financeiros para sua manutenção são oriundos de leis de incentivo, mantenedores que aportam valores mensais e patrocinadores e apoiadores de eventos especiais, a exemplo da comemoração de 25 de julho - Einwanderungsfest 2025.
Fonte: Assessoria de Imprensa MHVSL
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.