FEDERASUL e UNISINOS formalizam um Hub de Inovação

A parceria vai permitir a transferência de conhecimento para mais de 80 mil empresas filiadas à entidade com a clara intenção de impulsionar a economia gaúcha

14/09/2022

Silvio Bitencourt_Padre Sergio Mariucci e Anderson Tratman
Silvio Bitencourt_Padre Sergio Mariucci e Anderson Tratman

 

 

 

 

FEDERASUL e UNISINOS assinaram, nesta quarta (14), na reunião-almoço Tá na Mesa, uma nova ação para o fortalecimento do ecossistema de inovação com a criação do Hub de Inovação da FEDERASUL.

 

         O termo, assinado entre o reitor da UNISINOS, padre Sergio Mariucci e o presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, aproxima os setores produtivos do Estado com a universidade. “Estes dois atores fundamentais para a construção de um futuro de mais prosperidade’, destacou o presidente.

 

A ACIST-SL participou do evento. Estiveram presentes Felipe Feldman (presidente), Rita Geremia Pavoni (vice-presidente de Serviços), Job Zanella (diretora de Serviços), Tiago Lopes (diretor de Educação) e Maiara Fangueiro (gerente executiva). “Esta parceria é uma demonstração de como a proximidade entre universidades e empresas geram uma educação e uma sociedades melhores, em um ambiente colaborativo”, ressalta.

 

A parceria com a Universidade e sua Unidade de Inovação e Tecnologia – a Unitec, irá gerar um espaço de transferência de conhecimento para as 180 entidades filiadas à FEDERASUL, abrindo caminho para o conhecimento que estarão à disposição de mais de 80 mil empresas que representam o universo do sistema da FEDERASUL.

 

   

O reitor da UNISINOS, padre Sergio Mariucci, foi o palestrante do evento, e falou sobre ”Universidade e Empresa: conexões pela inovação”. Ele destacou o compromisso da universidade em colaborar com as empresas e a perspectiva de transformar a pesquisa em inovação. “O Tecnosinos é a parte mais visível e perceptível do empreendedorismo como um direcionador institucional da UNISINOS”, reforçou.

 

         De acordo com o reitor, a parceria entre empresas e universidade transpõe as barreiras da arrogância acadêmica e da burocracia e compreende o setor produtivo como um parceiro importante e que tanto pode se beneficiar como pode colaborar para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica e aplicada.

 

Como vai funcionar

 

         A nova ponte criada com a parceria produz mais uma conexão que a FEDERASUL formaliza para transformar em coletivas as iniciativas individuais. Com a abrangência de mais de 80 mil empresas dentro de seu sistema, a FEDERASUL vai potencializar a plataforma desenvolvida com suas filiadas para aproximar quem está fisicamente distante, estimular a troca de experiências e compartilhar conhecimento.

 

         Com isso, o Hub de Inovação da FEDERASUL vai criar as demandas para a UNISINOS que, por sua vez, fornecerá as ferramentas do conhecimento para a produção econômica e o preparo da classe produtiva por meio da UNITEC – Unidade de Inovação e Tecnologia, que vai orientar as necessidades pelos temas inovadores para ajudar as empresas e promover maior capacitação em gestão de inovação.

 

         O diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia da UNISINOS, Silvio Bitencourt, explicou que “a universidade vai receber as demandas do Hub de Inovação da FEDERASUL e criar, através de seus segmentos, as soluções para a transferir o conhecimento”.

 

 

Fonte: Texto e Fotos: Imprensa ACISTS-SL

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top