Divulgado desempenho do Programa 3 Mil Talentos TI

Programa teve a adesão de cerca de 5 mil pessoas

12/04/2024

Representantes da iniciativa privada, universidade e poder público avaliar o desempenho do Programa
Representantes da iniciativa privada, universidade e poder público avaliar o desempenho do Programa


 

Programa 3 Mil Talentos TI tem envolvimento de mais de 5,4 mil inscritos

 

Nesta quinta-feira, 11 de abril, foram apresentados os principais resultados do Programa 3 Mil Talentos TI que está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Municipal de São Leopoldo  e Senac São Leopoldo, com o apoio da Unisinos e ACIST-SL.

 

A apresentação ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, com a presença do prefeito municipal Ary Vanazzi, o presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Mário Rositto, o diretor do Senac São Leopoldo, Marcus Lubisco; representando a reitoria da Unisinos, o chefe de gabinete, Tiago Ricciardi, e o padre Clóvis de Melo Cavalheiro. Também participaram Vítor Lopes (coordenador do Ensino Médio Técnico do Senac), Micaela de Souza (coordenadora do Polo EAD e Programa 3 Mil Talentos) e Zaqueu Varella (Departamento Regional Metropolitana do Senac RS)..

 

Conforme o levantamento, o Programa contabilizou 5.496 inscrições, 2.780 matrículas e 1.390 estudantes efetivos. “Muitos estudantes estão matriculados em mais de uma trilha, daí a diferença”, explicou Micaela, que coordena o Programa.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Senac São Leopoldo com cerca de 200 alunos, 40% deles saíram empregados após o curso e 31,5% que já estavam inseridos no mercado de trabalho não atuavam na área da tecnologia da informação ao iniciar o curso. Um dado importante foi a escolaridade, com grande parte dos respondentes cursando o Ensino Médio ou graduação universitária.

 

Para dar continuidade ao Programa 3 Mil Talentos TI - que está na sua penúltima turma, a prefeitura solicitou a elaboração de um novo projeto, inserindo também a possibilidade de estágios junto às empresas do setor. 

 

O presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke, destacou a importância do Programa, salientando que é um laboratório a céu aberto, uma vez que não há outro semelhante sendo desenvolvido. A entidade irá incentivar as empresas a aderirem aos novos projetos.

 

O prefeito Vanazzi, enfatizou a importância do investimento na ação de oferta de cursos gratuitos, ao oportunizar o envolvimento de jovens leopoldenses na área da tecnologia da informação. 

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Mário Rosito, ressaltou que a iniciativa contribui para a criação de projetos futuros que levem mais oportunidades para a população.

 




 

Sobre o 3 Mil Talentos TI - O Programa utiliza o corpo docente do Senac que aplica a grade curricular para capacitar jovens e adultos a atuar em lógica de programação com javascript para o desenvolvimento de front end e back end, formando profissionais para suprir a demanda das empresas que atuam com Tecnologia & Inovação.  

 

Instituído em 2021, o Programa, que está no penúltimo ciclo, teve um investimento público de R$ 2 milhões para a oferta de bolsas gratuitas. O Programa foi desenvolvido a partir de um diagnóstico da Governança do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), que é compartilhado entre Unisinos, Prefeitura de São Leopoldo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL) e Polo de Informática de São Leopoldo.

 

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top