FEDERASUL prestará homenagem pelo aniversário de 105 anos da ACIST-SL
A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (FEDERASUL), realiza na próxima semana, homenagem especial pela passagem ...
CONTINUAR LENDO
Em nova agenda da Comissão São Leopoldo Mais Segura, realizada nesta segunda, 12, entre os temas debatidos, estava a segurança na área central da cidade. Participaram da reunião, liderada pela ACIST-SL, representantes das forças de Segurança Pública, Poder Judiciário, Consepro, CDL e lideranças empresariais.
Por parte da ACIST-SL, participaram da agenda o presidente Daniel Klafke, o diretor de Segurança Pública da ACIST-SL e presidente do CONSEPRO São Leopoldo, Rogério Daniel da Silva, o presidente do Conselho Consultivo da ACIST-SL, Felipe Feldmann, e a executiva Melissa Ost. Na oportunidade, empreendedores que possuem estabelecimentos comerciais na região relataram as dificuldades que enfrentam diariamente para manter suas empresas em funcionamento por causa da falta de segurança. Destacaram que os furtos no comércio têm sido constantes, o que gera grande medo e preocupação em todos.
Eles cobraram das autoridades uma presença policial mais efetiva na região, com ampliação de rondas e operações especiais. Entendem que uma presença mais ostensiva das forças policiais, em especial da Brigada Militar, poderia coibir essas ações. Também foi solicitado aos representantes da Guarda Civil Municipal informações referentes ao sistema de monitoramento da rua Independência, o qual está fora de operação desde o começo das obras de revitalização.
Polícia reforça necessidade de registros de ocorrência
Por sua vez, o tenente coronel. Marcelo da Silva Bueno, comandante do 25º BPM, apresentou os números referentes aos indicadores criminais, em especial dos furtos e roubos a estabelecimentos comerciais. Ele falou do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Brigada Militar, mas ressaltou a necessidade de que as vítimas desses crimes procurem as autoridades policiais para registrarem ocorrência. Comentou que muitas vezes os casos não chegam ao conhecimento da polícia, o que dificulta o planejamento de ações estratégicas, baseadas em dados.
Ainda sobre esse aspecto, o que chamou mais a atenção foi o baixo índice de ocorrências de furto e roubo a estabelecimentos comerciais em São Leopoldo registradas no primeiro quadrimestre do ano, com apenas oito casos. Esse número demonstra que a maioria das vítimas desses crimes não está efetuando o registro de ocorrência. Inclusive, como forma de facilitar o atendimento, a Polícia Civil disponibilizou o whatsapp de contatos da 1ª e da 2ª Delegacias.
A 1ª DP pode ser contatada pelo número (51) 98477-1846 e a 2ª DP pelo (51) 98459-0342. Os registros policiais auxiliam as forças de segurança na definição de ações estratégicas de combate à criminalidade. Desde março a ACIST-SL mantém agendas periódicas com os empresários do segmento de comércio do centro da cidade como forma de reunir suas reivindicações e pleitear junto ao Poder Público soluções para essas demandas.
Sobre a Comissão São Leopoldo Mais Segura
Criada em junho de 2019, a Comissão São Leopoldo Mais Segura é formada por ACIST-SL, Guarda Civil Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Poder Judiciário, Delegacia de Polícia Civil, Receita Federal, CONSEPRO, dentre outros. O grupo se reúne mensalmente com o objetivo de debater ações e melhorias para a área de segurança pública em São Leopoldo.
Fonte: Comunicação ACIST-SL
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.