ACIST-SL vai liderar Grupo de Trabalho de Segurança Pública da FEDERASUL

Anúncio foi feito na noite desta segunda, 18, em reunião da Macrorregional da entidade, em Canoas

20/08/2025

A ACIST-SL vai liderar o Grupo de Trabalho da Segurança Pública da FEDERASUL. O anúncio oficial foi feito na noite desta segunda, 18, em reunião da Macrorregional da entidade, em Canoas. A agenda, realizada na sede CICS Canoas, reuniu presidentes, vice-presidentes e dirigentes das entidades empresariais da região metropolitana para discutir questões estratégicas regionais, dentre elas a segurança. 

 

Por parte da ACIST-SL, participaram o presidente Daniel Klafke, e o diretor de Segurança Pública da entidade, e presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de São Leopoldo (CONSEPRO), Rogério Daniel da Silva. Na oportunidade eles apresentaram as boas práticas de segurança do município, com destaque para o modelo de trabalho em parceria entre as forças de segurança e a comunidade empresarial. Rogério comentou que o exemplo de São Leopoldo demonstra como a união entre poder público, iniciativa privada e entidades comunitárias pode transformar a segurança pública, inspirando outros municípios. 

 

Ele também destacou a receptividade dos dirigentes das associações à mobilização relacionada ao setor. “As entidades precisam entender que a discussão de qualquer projeto do associativismo, de interesse da sociedade, seja nas áreas de educação, saúde ou desenvolvimento econômico, passa pela Segurança Pública”, pontuou Rogério.

 

Novas agendas sobre o tema estão previstas para os próximos meses nas macrorregionais para a formação do Grupo de Trabalho, o qual deve envolver outras entidades. A ACIST-SL também vai apresentar esse mesmo case no 21° Congresso da FEDERASUL e 4° Congresso Mulheres Empreendedoras, que acontece entre os dias 25, 26 e 27 de setembro em Gramado, na serra gaúcha.

 

FEDERASUL determinou que tema fosse incluído em seu mapa estratégico

 

Em maio, após conhecer detalhadamente as boas práticas de São Leopoldo, as quais têm reflexo na redução da criminalidade, determinou que o tema relacionado à área de segurança passe a compor o mapa estratégico 'Mobilização da Opinião Pública 2025/2026'. Naquele ocasião, os representantes da ACIST-SL estiveram acompanhados de membros das forças policiais leopoldenses. 

 

A intenção é que o assunto seja amplamente debatido junto às autoridades, poder públicos e afiliadas da Federação, como forma de conter o avanço da criminalidade no estado. A cidade de São Leopoldo tem o menor número de vítimas de homicídios dos últimos dez anos, e se tornou referência no Rio Grande do Sul na aplicação do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). Somente no município, já foram investidos mais de R$ 8 milhões em equipamentos, armamentos e veículos para reforçar a atuação das forças de segurança. 


O programa, iniciativa do governo do Estado baseada em parceria público-privada, permite que empresas destinem parte do ICMS devido para áreas específicas da segurança — diferencial que garante investimentos rápidos e direcionados para as forças policiais.

 

Fonte: Comunicação ACIST-SL | Foto: CICS Canoas

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top