ACIST-SL prestigia inauguração da Unitec 4, no Tecnosinos

Espaço vai abrigar startups, fomentar conexões entre universidade e mercado e expandir o parque tecnológico

10/07/2025

A ACIST-SL participou na manhã desta quinta, 10, da cerimônia de inauguração da Unitec 4 — nova unidade de incubação do Parque Tecnológico de São Leopoldo, o Tecnosinos. A celebração marca um novo momento para o parque, reforçando o compromisso com a inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional, além de simbolizar a comemoração dos 25 anos de atuação do parque.

 

A agenda reuniu autoridades e convidados especiais. Representando a ACIST-SL, estiveram o presidente Daniel Klafke, o presidente do Conselho Consultivo, Felipe Feldmann, e a presidente jurídica, Rita Geremia Pavoni, que também fazem parte do ecossistema de inovação de São Leopoldo. Logo no começo da cerimônia, o gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, agradeceu a presença de todos, em especial dos membros da governança do parque tecnológico. 

 

“Cabe destacar que poucos parques tecnológicos têm uma âncora tão bem sustentada quanto a Unisinos”, pontuou o gestor executivo. A governança do Tecnosinos se estabelece na intersecção entre o setor público, privado e academia, conforme modelo conhecido como tríplice hélice — poder público, empresários e universidade. Em seguida, o presidente da ACIST-SL destacou a trajetória de sucesso do parque — um dos principais ecossistemas de inovação da América Latina, responsável por fomentar novas economias, e potencializar o empreendedorismo inovador, estratégico e sustentável. 

 

Nesse contexto, Klafke observou que o parque tecnológico é uma referência no que diz respeito à tecnologia e inovação, desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento econômico de São Leopoldo. “O parque tem um papel muito importante não apenas para as empresas locais, mas também no que se refere à captação de recursos, à transferência tecnológica e à internacionalização. Falo isso não apenas enquanto ACIST-SL, mas também como empresário do parque”, observou o presidente, que também é CEO da W3K, empresa especializada em Governança da Informação, com sede no Tecnosinos. Ao final da cerimônia, foi descerrada a placa oficial da Unitec 4. 

 

Sobre a Unitec 4

 

O novo espaço visa abrigar startups, fomentar conexões entre universidade e mercado, e expandir o espaço físico do Tecnosinos, revelando sua pujança e constante evolução. A nova estrutura conta com 15 mil quadrados e capacidade para receber até 40 novas empresas nos próximos dois a três anos. A obra foi viabilizada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da FINEP.

 

A Unisinos está preparando seus docentes com um aprofundado curso sobre deep techs. Essa iniciativa tem como objetivo incentivar os professores a transformarem suas pesquisas em empreendimentos, também apoiando seus alunos para desenvolverem negócios inovadores de base tecnológica, com potencial para serem incubados na Unitec 4. Esse movimento fortalece ainda mais a integração entre ensino, pesquisa e mercado, ampliando o impacto do ecossistema de inovação da região.

 

Fonte: Comnunicação ACIST-SL

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top