ACIST-SL integra iniciativa para recuperação de negócios afetados pela enchente de 2024

18/02/2025

Contribuir para a retomada do ambiente de negócios das cidades do Vale dos Sinos afetadas pela enchente de maio de 2024 — esse é o objetivo do projeto Territórios Empreendedores Supera, do Sebrae RS. Apenas em São Leopoldo, 12 mil empresas, a maioria micro e pequenas empresas, foram impactadas pela tragédia climática, sendo que muitas delas ainda sentem os efeitos (direta ou indiretamente). A ACIST-SL, através de sua diretoria, está engajada na estruturação de iniciativas estratégicas para o processo de recuperação de empreendedores impactados. 

 

Lançado em setembro último, o Territórios Empreendedores Supera tem como objetivo recuperar e fortalecer o ambiente de negócios de municípios atingidos pelas enchentes de maio passado. Já foram realizados cinco encontros, com o objetivo de fortalecer a coesão entre as lideranças, promover a colaboração entre as instituições envolvidas, e estruturar a Agenda Estratégica de Desenvolvimento e Resiliência para o Vale do Sinos. Além da ACIST, outras entidades de classe, como CDL, Sindilojas, Sindimetal, OAB e Sindicato dos Contabilistas, além de lideranças empresariais e comunitárias, universidades, poder público, instituições financeiras e entidades religiosas.

 

A região prioritária para receber o projeto piloto foi o Vale dos Sinos, incluindo os municípios de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. A escolha das cidades foi feita com base no impacto da calamidade climática, bem como em critérios de proximidade econômica e geográfica. A reunião mais recente do grupo de trabalho formado para desenvolver as iniciativas ocorreu na primeira semana de fevereiro,  no Swan Tower, em Novo Hamburgo. Na oportunidade foram abordados os desafios e mecanismos que devem ser implementados para o processo de recuperação de empreendedores impactados. 

 

Ficou definido que o primeiro passo é realizar o mapeamento e diagnóstico de cada empreendedor afetado, como forma de entender o real impacto da tragédia para o seu negócio. Em seguida, devem ser criados programas de apoio aos empreendedores atingidos com estímulos diversos e específicos para cada situação. A ACIST-SL está inserida no Macrodesafio 2, o qual prevê o ‘Programa de qualificação, capacitação e financiamento’. Esse eixo tem como objetivo principal promover a sustentabilidade e viabilidade econômica das micro e pequenas empresas afetadas. Estão previstas ações de curto, médio e longo prazo, para serem definidas e executadas em um período de até 60 meses.

 

No curto prazo (em até 150 dias) deve ser realizado o mapeamento e o diagnóstico do público impactado, como forma de entender sua real situação. Esses dados devem servir de suporte para a construção da etapa seguinte, que inclui consultorias e capacitações nas áreas de marketing, gestão, finanças, processos, dentre outras áreas prioritárias e que estejam aderentes às necessidades dos empreendedores. Após a implementação do programa, deverão ser criados instrumentos para monitorar os esforços e resultados, o que inclui a criação de dashboards (painel digital) público para gerenciamento e acompanhamento das ações. Também devem ser realizadas reuniões sistemáticas envolvendo os “recursos” necessários, bem como a definição clara de indicadores. 

 

O presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke, destacou que desde o começo da enchente, e durante todo aquele período, a entidade esteve mobilizada, trabalhando para salvar vidas e garantir a sustentabilidade das empresas — inclusive a sede social, no bairro Jardim América, serviu como ponto para recolhimento e entrega de doações aos necessitados. Para ele, este tipo de projeto complementa as iniciativas que já estão sendo realizadas, além de estar alinhado à missão da entidade, que é ser um agente ativo do desenvolvimento econômico local. “Entendemos que é preciso oferecer condições para que os empreendedores possam retomar suas atividades e por isso estamos engajados nessa iniciativa liderada pelo Sebrae”, pontuou o presidente da ACIST-SL.

 

O Sebrae Supera Territórios é uma estratégia do Sebrae RS para apoiar a reconstrução de territórios afetados por crises, como alagamentos e eventos climáticos. O programa tem como objetivo fortalecer os negócios locais e a resiliência das regiões, estimulando a cooperação e a parceria entre os municípios impactados. A enchente de maio de 2024 foi a pior da história do RS, deixou um rastro de 183 mortos confirmados e 27 desaparecidos, afetando diretamente a vida de mais de 800 mil gaúchos. Dos 497 municípios, 484 foram atingidos pelas águas, que invadiram casas, comércios, rodovias, estádios e equipamentos públicos essenciais. 

 

Fonte: Comunicação ACIST-SL | Foto: Prefeitura de São Leopoldo

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top