ACIST-SL apresenta demandas para a Prefeitura Municipal

Sandbox regulatório e ampliação do horário da coleta de resíduos foram os temas tratados pela ACIST-SL junto ao Poder Público

17/04/2024

 

Nesta segunda-feira, 15, a diretoria da ACISTSL promoveu uma reunião na Prefeitura Municipal para apresentar duas demandas.

O presidente da ACIST-SL, Daniel Klakfe, divulgou para o prefeito Ary Vanazzi, as agendas que a Associação vem realizando para obter mais informações sobre o Sandbox Regulatório - um regime especial de incentivos para que empresas com foco na inovação possam experimentar seus produtos, serviços ou modelos de negócios sem se sujeitar à totalidade das normas regulatórias existentes e que vem sendo adotado em vários países e que no Brasil vem ganhando espaço em vários municípios. A sugestão levada para a prefeitura  é uma troca de informações com prefeituras que já adotaram o modelo, para servir de benchmarking para uma lei municipal própria.

Conforme Klafke, o sandbox regulatório permite, além de criar um ambiente seguro para a testagem de projetos, como incentiva a entrada de novos players no mercado, aumentando a competição e promovendo a diversidade no ecossistema tecnológico, que vem tendo cada vez mais projeção em São Leopoldo.
Rita Geremia Pavoni, vice-presidente de Serviços da entidade, apontou que o Marco Legal da Inovação ainda não está regulamentado e daí a importância da municipalidade ter a sua própria legislação.

Vanazzi comentou que esta é uma proposta muito importante para São Leopoldo e que movimentará as equipes responsáveis para avançar na criação de um projeto de lei para sua implantação, observando os arcabouços jurídicos.

A segunda demanda foi a extensão do horário da coleta de resíduos recicláveis por parte das cooperativas de reciclagem. O vice-presidente Financeiro da ACIST-SL, Filipe Schuck, apresentou para o prefeito o pedido da Cooperativa Santo Antônio, que foi protocolado em março.  Conforme Schuck, o atual horário impede que os resíduos sejam coletados na sua totalidade, devido à insuficiência de caminhões e de cooperados. Vanazzi comentou que esta sugestão é muito importante e que irá verificar a ampliação de horário ou a criação de um novo turno. Maria Inês Führ, diretora de ESG da ACIST-SL, salienta que incentivar este pleito faz parte das bandeiras da Associação para tornar São Leopoldo uma cidade cada vez mais limpa, ao mesmo tempo em que tem um olhar de valorização sobre as pessoas que atuam neste segmento.

Atualmente, São Leopoldo atua com oito cooperativas e 32 caminhões.

Também participaram da reunião Maiara Fangueiro, gerente executiva da ACIST-SL; Mário Rosito, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Vanessa Pires, assessora jurídica da Secretaria de Compras e Licitações; e Toni de Souza, representante da Procuradoria Geral do Município.

 

 

Fonte: Imprensa ACIST-SL | Beth Renz Imprensa & Relacionamento

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top