Higra apresenta caso de sucesso em Brasília
A HIGRA foi convidada para participar do 2º Seminário de Política Industrial: Indústria Verde – In...
CONTINUAR LENDO
A Vila Rica Imóveis promoveu nesta quinta-feira, em Novo Hamburgo, o primeiro de quatro encontros do evento Condomínio em Pauta – 2ª Edição Conhecimento. A atividade integra o calendário de ações da empresa, com o objetivo de levar orientações e promover integração com os síndicos. Além da confraternização entre os cerca de 50 participantes, a atividade teve palestra da especialista Cristiane Vargas sobre as obrigações legais e atribuições dos síndicos. "Nesta edição, estamos também celebrando o Dia do Síndico, festejado no dia 30 de novembro. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a parceria de todos, especialmente com a nossa área de Administração de Condomínios", destacou a Gerente de Locações e Condomínios da Vila Rica Novo Hamburgo, Mônica Vitola. Nos próximos dias, o evento ocorrerá em Porto Alegre, São Leopoldo e Esteio.
A regulamentação da profissão e as atuais dificuldades para contratação de seguros estiveram entre os temas que mais chamaram a atenção dos presentes. Pós-graduada em Direito Imobiliário com MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Estratégica e Economia de Negócios, integrante do Conselho Consultivo da AGADIE - Associação Gaúcha dos Advogados do Direito Imobiliário Empresarial e sócia do escritório de advocacia Silveira & Vargas, Cristiane Vargas abriu sua palestra informando sobre a recente Resolução Normativa nº 654, do Conselho Federal de Administração (CFA). A norma estabelece o registro nos conselhos regionais como habilitação obrigatória para síndicos ou empresas que atuem na função. “Apenas os síndicos que residem nos condomínios não serão obrigados a se registrar no CRA”, alertou a palestrante.
Destacando a importância de cumprir cuidadosamente as regras previstas em cada condomínio, além da legislação geral existente em vários temas (obras de engenharia, contratos de prestação de serviços, entre outros exemplos), Cristiane ressaltou que os síndicos são representantes de um grupo de pessoas e devem estar atentos à aprovação da maioria. Se não houver regras bem definidas na convenção que autorizem o síndico a decidir sozinho sobre determinados assuntos, todas as determinações devem ser submetidas à Assembleia Geral.
DIFICULDADE COM SEGUROS - Outro assunto que entrou na pauta foram as responsabilidades do síndico e do condomínio em fiscalizar o cumprimento da legislação. Obras nas unidades, por exemplo, devem ser informadas ao síndico, que tem o dever de pedir informações e fazer avaliações com engenheiro contratado, em separado do responsável técnico pela obra. O seguro do prédio é mais uma situação polêmica. “A maioria das apólices não tem cobertura para a destruição total, que é necessária”, alertou. O tema provocou perguntas dos participantes sobre dificuldades em contratar seguros após as enchentes. “Se não houver produto disponível no mercado, aconselho os condomínios a denunciarem a situação à Susep – Superintendência de Seguros Privados. Acredito que o mercado vai ter que criar uma demanda em defesa dos condomínios, diante desta situação no estado”, afirmou a advogada.
Síndicos de Novo Hamburgo, Estância Velha e Portão participaram da atividade, realizada no auditório da ACI-NH/CB/EV. Marcelo Matos, da MMatos Gestão, foi um dos presentes. “Já participei de outras atividades como esta, são importantes para nos informar sobre essas situações de mercado”, declarou. Para Matheus Almeida, da Almeida Gestão Condominial, o Condomínio em Pauta contribui para atualizar os síndicos. “Agrega muito realmente na parte de responsabilidades civis”, comentou.
PRÓXIMOS EVENTOS - Nesta segunda-feira (25), das 18h30min às 20h30min, o Condomínio em Pauta acontece na Vila Rica Porto Alegre (Rua José do Patrocínio, 253 - Cidade Baixa). Na terça (26), no mesmo horário, a atividade acontece em São Leopoldo, na ACIST (Rua Lindolfo Collor, 439 - 5º andar – Centro). Também às 18h30min, a série de encontros chega a Esteio na quinta-feira (28), na ACISE (Rua Gravataí, 49 – Centro). Em todas as atividades, a especialista Cristiane Vargas estará presente, levando atualização aos síndicos.
A VILA RICA - Fundada em 1973, a Vila Rica está entre as cinco imobiliárias preferidas e entre as quatro mais lembradas pelos gaúchos, conforme a edição 2024 da pesquisa Marcas de Quem Decide. Atua com aluguéis de imóveis, compra, venda e administração de bens e condomínios. Figura hoje como uma das maiores de seu segmento, com cerca de 200 funcionários e 50 corretores em sete unidades próprias, em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Caxias do Sul e Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas em www.vilarica.com.br.
Fonte: Imprensa Vila Rica Imóveis
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.