Terça da Integração e da retomada pós enchente

Evento marcou o reinício das atividades após a enchente de maio

03/07/2024

Jantar temático remeteu à celebração do Bicentenário da Imigração Alemão no Brasil

A sede social da ACIST-SL, localizada no Bairro Jardim América, foi novamente protagonista na noite de ontem (02). O local, que foi o porto seguro para o recebimento e doações de milhares de artigos que vieram de várias cidades e Estados para a ajuda humanitária durante os meses de maio e junho, foi agora palco para o primeiro evento empresarial organizado pela ACIST-SL após a tragédia climática. E o evento em si também foi carregado de significados: marca a celebração do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, a ser comemorado efetivamente no dia 25 de julho. Daí a parceria com o Museu Visconde de São Leopoldo, cujo acervo foi severamente atingido pelas águas. O cardápio foi composto por comidas típicas dos imigrantes, como joelho de porco cozido, salada de batata, linguiça cozida e cuca caseira.

“Estamos agora em um novo momento. Todos precisamos retomar a normalidade, sejam empresas, governo, pessoas”, destacou Daniel Klafke, presidente da Associação. Ele lembra que os 200 anos da Imigração é um momento especial, pois reverencia os ancestrais, que aqui aportaram também com muitas dificuldades. “Eles trabalharam juntos para conquistar uma vida melhor”, disse. Klafke pondera a importância de conhecer e aprender com a História. “Se tivéssemos mais acesso aos acontecimentos de 1941 (quando ocorreu a última grande cheia no Estado), talvez tivéssemos nos preparando melhor. Os objetos e os documentos que estão no Museu, podem nos ajudar no futuro”, pontua. “Daí a necessidade de investirmos na memória”, finaliza

O presidente e a diretora de Relações Institucionais do Museu, Cássio Tagliari e Ingrid Marxen, agradeceram a oportunidade de mais uma vez fazer parte da Terça da Integração de julho, referindo-se ao evento de 2023. Ambos divulgaram a campanha “Adote um objeto atingido pela enchente”, pela qual as pessoas ou empresas podem escolher um dos vários objetos danificados pelas águas e enviar um valor, a partir de R$ 100,00, para a sua recuperação.

Celebração - A abertura oficial do Museu acontecerá no dia 25 de julho, dia que marca o Bicentenário da Imigração Alemã. Conforme Ingrid, o evento, que acontece das 10h30 às 19h30,  será uma “celebração solidária”, visando reunir a comunidade e também conquistar mantenedores.

Cultura - A Presto Produções e Apresentações Artísticas levou uma pequena mostra da 9ª Sinfonia de Beethoven, que será apresentada para o público no dia 13 de julho (sábado), no Santuário Sagrado Coração de Jesus (Santuário Padre Reus). O espetáculo visa celebrar os bicentenários da Imigração Alemã e da criação da sinfonia. “A obra tem muita relação ao que está acontecendo, pois é um hino à alegria, que sobrepuja a tristeza”, explica Lucia Passos, diretora da Presto.

Novos associados - A Terça da Integração também foi oportunidade para receber as empresas que passam a integrar o quadro associativo da ACIST-SL.

O presidente da Associação, Daniel Klafke, entregou um mimo de boas-vindas para Adriana Pafiadache e Valter Pavoni,  sócios da GNX Imóveis; Ana Cláudia Colissi e César Garcia, diretores da D’Ana Mýstic; Ana Lúcia Kauer, diretora da K8 Conexões Empresariais; Berenice Cardoso, diretora da Quitutes da Berê; Bianca Bartz e Helena Bartz,  sócias da Dom Raro Store; e Marcelo França, proprietário do salão França Cabeleireiro Masculino.

Também aderiram à ACIST, mas infelizmente não puderam estar presentes, as empresas Empreenda-se, Almanc Business, APP Daqui, Fiuza Correspondente Caixa, Janaína Schenkel Schirach, M Projettare Soluções em Gestão, Plano de Vôo, Save Seguros e tiago Weber Consultoria de Investimentos.

Networking - Uma roda de apresentações complementou a agenda da Terça da Integração de julho. Todos os participantes tiveram oportunidade de falar sobre seu negócio ou projeto, ampliando assim a sua rede de contatos.

O patrocínio da Terça da Integração foi da Sicredi Pioneira, Imobiliária São Luiz, SKA, Datwyler, Frontec e Oliva Construções.

Fonte: Imprensa ACIST-SL | Beth Renz Imprensa & Relacionamento | Fotos: Evandro Francisco