Professor da Feevale tem livro publicado nos Estados Unidos e na Europa

05/06/2020

Professor Fábio Piran
Professor Fábio Piran

 

O livro Análise e gestão da eficiência: aplicação em sistemas produtivos de bens e de serviços, de Fábio Sartori Piran, professor da Universidade Feevale, foi publicado, no Brasil, pela Elsevier, uma das seis editoras científicas mais importantes do mundo. Em janeiro deste ano, o exemplar foi reconhecido internacionalmente e lançado pela editora Taylor & Francis nos Estados Unidos e na Europa. Há, ainda, previsão de o exemplar ser publicado na Ásia, China e Índia.

A publicação apresenta, de forma didática, as técnicas para calcular a eficiência de sistemas produtivos, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA - Data Envelopment Analysis). No livro, Piran, juntamente com os autores Daniel Pacheco Lacerda e Luis Felipe Riehs Camargo, explica o Método de Modelagem em DEA, desenvolvido pelos pesquisadores e utilizado para a aplicação das técnicas mostradas no exemplar. Além disso, o grupo criou um software, intitulado Sistema para Análise e Gestão da Produtividade e Eficiência (Sagepe), para a realização do cálculo matemático. 

"O que chamou a atenção para o livro ser publicado internacionalmente foi, justamente, por ser um material completo. Ele explica, detalhadamente, a técnica DEA, apresenta um método e o passo a passo de como usar o software para realizar o cálculo. Além disso, mostra cinco casos reais de aplicação e seus resultados", declara Piran. "É surpreendente e positivo ter um livro publicado internacionalmente, pois não é comum brasileiros publicarem no exterior", completa o professor do curso de Engenharia de Produção da Feevale.

 

Fonte: imprensa Feevale

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top