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“Marketing vende hoje. Branding vende para sempre”. A frase da especialista Kika Giordano sintetizou a palestra que ela proferiu nesta quinta-feira, 28, na sede social da ACIST-SL, marcando a última edição de 2024 do Momento do Empreendedor. Após apresentar cases de marcas como a Nike e Jaguar, Kika assinalou que empresas de pequeno ou médio porte podem utilizar os conceitos de branding sem precisar investir grandes recursos. “Porque branding é um grupo de conceitos que todos podem implantar e alguns deles é ainda mais fácil para quem tem uma estrutura menor, mais ‘pessoalizada’”, revela.
Ressaltando que a palavra branding não tem tradução para o português, Kika aponta que em linhas gerais significa construção e gestão da marca. Segundo seus estudos, o branding é formado por cinco princípios, cujo primeiro é o propósito, que aponta o porquê a empresa existe. “Não é o como a empresa faz e sim por qual motivo, citando como exemplo uma cliente que fabrica equipamentos de proteção individual, cujo propósito é salvar vidas.
O próximo conceito é a visão, que aponta onde a empresa quer chegar. “Quem não sabe onde ir, pode parar em qualquer lugar”, sintetiza, reiterando que esta informação precisa vir da direção. A seguir, vêm os valores. “Em que a empresa acredita de fato? Quais serão os legados que deseja deixar a sua volta? E essas respostas precisam ser devidamente comunicadas para toda a equipe”, orienta.
O quarto é a personalidade da marca. Conforme Kika, o estudo dos arquétipos contribui para que a marca “converse” com as pessoas. Os arquétipos são símbolos e imagens que estão presentes no inconsciente coletivo, tornando-se ferramentas para entender melhor o comportamento humano e criar conexões emocionais com o público-alvo.
A soma dos quatro conceitos resulta no último, que é o posicionamento da empresa para o público. Dentro dele, estão o conceito da marca; a reputação - que é o que falam quando não está presente; sua posição no mercado ou no segmento no qual atua e como ela é percebida. “Para ter tudo isto, a empresa não necessita investir grandes recursos financeiros, pois são conceitos aplicados no dia a dia”, ensina.
Redes sociais - Kika reitera que o marketing digital aplicará os conceitos do branding e pode ser que muitas redes sociais não sejam adequadas ao seu posicionamento. “As estratégias a partir do branding irão apontar em quais canais serão aportados os recursos”.
O presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke, apontou que o tema é de muita relevância para qualquer empresa, pois contribui tanto para o incremento das vendas e a manutenção do negócio. “O branding serve também para empresas que não atuam diretamente com o consumidor final, porque ele atua com pessoas e são pessoas que formam as empresas, a exemplo de companhias com foco no B2B”, pontuou.
O Momento do Empreendedor também marcou a homenagem da ACIST-SL para as empresas associadas que celebraram aniversário de fundação em anos múltiplos de cinco.
Patrocínio - O Momento do Empreendedor contou com o patrocínio das associadas Sicredi Pioneira, Stihl, Frontec, SKA, Vila Rica, W3K, Datwyler do Brasil Ltda e Colégio Sinodal.
Fonte: Imprensa ACIST-SL | Beth Renz Imprensa & Relacionamento | Foto: Evandro Francisco
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