Novo ciclo do 3000 Talentos TI é apresentado

Serão oferecidas 400 vagas para novas turmas do programa que capacita jovens para o setor de TI

05/08/2022

Representantes das instituições participaram do lançamento do terceiro ciclo do projeto
Representantes das instituições participaram do lançamento do terceiro ciclo do projeto

 

 

 

Foi lançado, na tarde desta quinta-feira (4), o edital de inscrições para o 3º ciclo do Programa 3000 Talentos TI. Gerido em parceria pela Governança do Tecnosinos, formada pela Prefeitura, Unisinos, Associação das Empresas do Polo de Informática e ACIST-SL, o projeto, elaborado pelo SENAC, tem o objetivo de capacitar três mil jovens entre 15 e 39 anos até 2024, ano do bicentenário da imigração alemã. O evento ocorreu na Prefeitura Municipal, reunindo representantes das instituições envolvidas.

 

Novidades - A diretora do SENAC, Lianamar Rosa, divulgou uma mudança no método de oferecimento das vagas: por trilhas de Formação Inicial e Continuada (FIC), que visam melhorar a experiência de quem procura as capacitações, qualificando ainda mais para o mercado de trabalho. As trilhas ofertadas nesse ciclo são Lógica de Programação Java e Programação Web com PHP; Lógica de Programação e Testes de Software; Lógica de Programação e Tecnologias para Big Data; Lógica de Programação e Técnicas de Machine Learning; User Interface Interaction – Design de Interações e Interfaces, User Xperience e Research – Arquitetura da Informação; Programação Java. “O conhecimento em tecnologia não estará restrito a quem vai ser programador a quem vai atuar somente na área de TI, mas todas as áreas. Todas as profissões vão estar com essa interação direta com as tecnologias, então é urgente nós fazermos essa inclusão, esse desenvolvimento de competências, como ação social”, destacou”.

 

Inscrições - As inscrições para o 3º ciclo estão abertas no site do Senac RS e vão até o 1º de setembro. As matrículas ocorrem a partir de 13 de setembro e as primeiras turmas iniciam as aulas no dia 18 do mesmo mês.

 

Critérios - Após as inscrições, no período de 1º a 9 de setembro, o programa selecionará os jovens beneficiados dentro de critérios definidos e que são relacionados à carência, moradia (é preciso ser morador de São Leopoldo para se candidatar), idade e escolaridade.

 

Resultados - Desde o início do programa, 787 alunos já concluíram a formação em um dos cursos oferecidos e outros 75 estão em aula atualmente, com formatura prevista para este mês de agosto ainda, totalizando assim 862 jovens já qualificados. “O que significa dizer que nós tivemos apenas 11% de evasão”, ressaltou Lianamar Rosa.

 

Ela ponderou que foram oferecidas 540 vagas em 2021 e outras 420 no primeiro semestre de 2022. Para as aulas do 3º ciclo, que começa em setembro, mais 400 vagas estão sendo disponibilizadas.

 

A gerente executiva da ACIST-SL, Maiara Fangueiro, apontou a importância do projeto. “O setor de Tecnologia tem sido destaque na geração de empregos em São Leopoldo, e qualificar pessoas residentes na cidade é estratégico para o desenvolvimento local, pois faz com que a renda gerada por estes postos de trabalho se reverta em consumo na própria economia local”, comentou.

 

Também participaram do lançamento do programa o prefeito Ary Vanazzi, o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, o gestor executivo do Parque Tecnológico (Tecnosinos), Silvio Bitencourt da Silva, dentre outros.

 

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top