Grupo SKA inaugura usina fotovoltaica e investe em energia renovável

06/11/2020

Siegfried Koelln, Friedrich Pfeifer Koelln, Julio Mottin Neto e Antonio Napp
Siegfried Koelln, Friedrich Pfeifer Koelln, Julio Mottin Neto e Antonio Napp

 

Ao todo, o Grupo investiu em 4 usinas localizadas nos estados do RS, SC e PR, que irão fornecer energia para Grupo Dimed

 

Buscando a sustentabilidade e a diminuição do impacto industrial no meio ambiente, a usina fotovoltaica Arno II foi inaugurada em Montenegro/RS no dia 05 de novembro de 2020. O feito foi realizado graças à parceria entre o Grupo SKA e o Grupo Dimed.

 

A produção da usina responderá pela redução da emissão de 200 toneladas de CO2 por ano na atmosfera, o equivalente ao plantio anual de 20 mil árvores e será entregue para a distribuidora de energia RGE a fim de compensar o consumo de energia de 40 lojas Panvel, pertencentes ao Grupo Dimed.

 

O Grupo SKA foi responsável pela captação de recursos e a ERB Energia Regenerativa do Brasil foi designada para o comando executivo da implantação, operação e manutenção da Usina.

 

Esta é uma das quatro usinas construídas a partir desta parceria O investimento total nas unidades será de cerca de R$ 20 milhões. Situadas em Montenegro e Rosário do Sul (RS), Mondai (SC) e Santo Antônio do Sudoeste (PR), as usinas gerarão, juntas, mais de 7 milhões de kWh/ano e possibilitarão a compensação do consumo de energia de 168 das 465 lojas Panvel. O impacto para o meio ambiente será a redução da emissão de 844 toneladas de CO2 por ano na atmosfera, o equivalente ao plantio anual de 84 mil árvores. Todas as usinas estarão operando até o final de 2020.

 

“Vemos o investimento nas usinas como um passo importante para ressaltar a missão de tornar a indústria como um todo mais sustentável, gerando e fomentando o desenvolvimento da economia através da geração de energia limpa e renovável”, destaca Siegfried Koelln, CEO do Grupo SKA.

 

As vantagens da energia solar

 

O baixíssimo impacto no ecossistema local e sua contribuição para mitigar o aquecimento global estão entre as principais vantagens da energia solar. Além disso, reduz perdas nas linhas de transmissão e distribuição e aumenta a estabilidade no nível e tensão da rede durante o horário de pico.

 

Com estes fatores, o mercado de energia solar está em crescimento no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre janeiro e maio de 2020 foi instalado cerca de 1 gigawatt (GW) de geração solar fotovoltaica do Brasil, fazendo com que o país alcançasse a marca de 5,5 GW de potência. A expectativa é de que a instalação de placas solares deverá quadruplicar no Brasil até 2029.

 

 

 

 

Sobre o Grupo SKA: Contando com mais de duas décadas de existência, o Grupo SKA surgiu de uma história baseada na valorização das pessoas, solidez financeira, investimento em infraestrutura e busca constante de novas tecnologias e conhecimentos. O Grupo SKA é formado pelas empresas SKA, Partec, Partec Green, W3K, Ayga, Fotovoltaica Arno, Fritzbier, Baliza Construtora e Lactose Vacaria.

 

Sobre a Panvel: Com quase 50 anos de história e 465 filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a Panvel está entre as principais redes de farmácias da Região Sul do Brasil. São 13 mil itens à venda, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, e mais de 700 Produtos Panvel, incluindo maquiagem, proteção solar, ortopédicos, infantis e cuidados masculinos. É uma rede multicanal, com lojas físicas conectadas a uma série de facilidades, como telentrega Alô Panvel, Aplicativo Panvel, Serviço Clique & Retire e loja online www.panvel.com, com entrega para todo país.

 

A rede faz parte do Grupo Dimed, também detentor da distribuidora de medicamentos e produtos de higiene e beleza Dimed e do laboratório Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos, responsável pela elaboração de produtos para grandes marcas no Brasil e no exterior, além dos produtos de marca própria Panvel.

 

Sobre a ERB: Com quase 20 anos de atuação na estruturação de projetos de geração de energia elétrica, primeiro de Energia Eólica, desenvolveu o Projeto de 120MW da CPFL Renováveis que opera no Município de Palmares do Sul/RS, nos últimos anos atuando também na estruturação e implantação de Projetos de Energia Fotovoltaica.

 

Crédito: foto aérea: Eduardo Eberhardt. Foto inauguração: Lu Moglia

Fonte: Imprensa SKA

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top