Espaço Castellan realiza novo Encontro da Arte com o Direito

Tema da roda de conversa e da exposição será sobre a Inteligência Artificial

16/11/2023

 



 

No dia 23 de novembro, a partir das 18h, o Espaço Cultural Castellan realiza o Encontro da Arte com o Direito, com o tema: Inteligência Artificial. A roda de conversa vai trazer o  artista Marcelo Prates, doutor em Inteligência Artificial pela UFRGS e a pós-doutora e professora de Direito da UFRGS, autora do livro “Direito e Arte”, pela Editora Marcial Pons, Lisiane Wingert Ody. O evento marca ainda a Abertura oficial da Exposição “Reconfigurações do Agora”, Coletiva de arte e tecnologia dos artistas Juli Finkler, Muriel Paraboni, Marcelo Prates e William Figueiredo.

 

Segundo a tabeliã Jenifer Castellan de Oliveira, titular do Castellan 2º Tabelionato de Notas de São Leopoldo, que abriga o Espaço Cultural, a inspiração para abordar esse tema veio da percepção dos impactos que a IA está trazendo para a vida humana e, consequentemente, para as artes. “Queremos proporcionar a interação do público com obras criando uma dinâmica ativa e vivencial”, destaca. “Para isso, convidamos artistas que estudam e desenvolvem um pensamento crítico e apurado das técnicas X tecnologia”.

 

A produtora cultural, Viviane Possa, gestora da Genuinaobra, responsável pela curadoria da exposição, conta que os artistas convidados apresentam diferentes trabalhos que se utilizam da tecnologia em seus processos e/ou resultados. “São obras executadas com inteligência artificial, realidade aumentada, escaneamento 3D, animações, algoritmos e sensores, exibidas em mídias digitais e físicas”, revela. “Os visitantes terão a possibilidade de acesso à arte pelos seus próprios celulares, por meio de realidade aumentada ou, de  provocar uma reação numa obra generativa, pelo toque em objetos”.

 

A visitação das obras é gratuita, assim como o evento de abertura, e vai até o dia 16 de fevereiro de 2024, de segunda a sexta, das 9h às 17h30min, na Rua Osvaldo Aranha, 503, sala 102, no Centro de São Leopoldo (RS). O apoio institucional é do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), do Instituto de Artes da UFRGS e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 


 

SOBRE OS ARTISTAS:

 

William Figueiredo (Novo Hamburgo, 1992) - Atualmente reside em Porto Alegre/RS. Artista visual, pesquisador e jornalista. Seus trabalhos artísticos têm como foco os desdobramentos transmidiáticos entre arte, tecnologia e o espaço urbano. Mestrando em Poéticas Visuais (PPGAV/UFRGS), Especialista em Artes Visuais (PPGArtes/UFPEL-UAB) e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (ULBRA), com atuação em estudos das mídias sobre ambiência, memória e experiência - ProICT (2013-2015). Pesquisador no Grupo “Objeto e Multimídia” (OM-LAB/CNPq). Vencedor no I Congresso Internacional Sobre Artes Digitais (Universidad de Sevilla-Esp) na categoria ‘Obra de Arte’ (2022), pela obra “Revolución de las máquinas nº 00110100”, feita com inteligência artificial.

@figueiredowilli4m


 

Marcelo Prates (Porto Alegre, 1992) - Doutor em Computação (Inteligência Artificial) pela UFRGS, com publicações científicas nas áreas de ética da inteligência artificial e deep learning geométrico (graph neural networks). Atualmente atua como cientista de dados e engenheiro de machine learning no setor privado, com passagem pela divisão de machine learning da Samsung Research Brazil. Experimenta com arte generativa (arte produzida por meio de programação) como hobby desde 2015, majoritariamente nas linguagens Python e Processing. Seus principais interesses de pesquisa incluem a intersecção da arte com as ciências exatas, a natureza do processo artístico no contexto da arte generativa e a relação da arte generativa com diferentes tipos de mídia (impressão 2D, 3D e pen plotting; projeções, sketches interativos, etc.) Alguns tópicos de interesse são: simulações físicas e biológicas, "math art", sistemas complexos, signed distance functions, cartografia, pen-plotters, fractais e arte (procedural) abstrata. É o criador da ferramenta open-source "prettymaps" (>10k stars no GitHub), voltada para a criação de mapas estilizados a partir de dados públicos do OpenStreetMap.

@marcelo.o.r.prates

 

Juli Finkler (Dois Irmãos, 1986) - Formada em Publicidade e Propaganda pela Unisinos. Mestranda em ciência de dados pela Nucleo Digital School - Barcelona/ESP. Sócia da agência 1quarto.cc, onde atua como diretora criativa e artista multimídia. Criativa se destaca no mercado digital pelo seu diferencial de criar experiências através de novas tecnologias, tech data e design sensorial. Participou do Reality Show Arte na Tecnologia do Canal Arte 1. Foi responsável pela direção de imagem do palco principal do Festival Planeta Atlântida, teve participação no SP Urban Festival Samsung Conecta, e executou a projeção mapeada da Vista S/A + Adidas Skateboarding, além de projetos para Unisinos 50 anos, Coca-cola e Perestroika. 

@julifinkler

 

Muriel Paraboni (Taquara, 1977) - Artista multimídia, tem formação em Comunicação (Unisinos) com especializações em Realização Cinematográfica (PUCRS), Direção Cinematográfica (EICTV-Cuba) e Teoria do Teatro Contemporâneo (UFRGS). Mestre em Arte e Tecnologia (UFSM). Foi professor no curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo da Universidade Feevale. Sua produção envolve suportes como filme e vídeo, instalação, fotografia, pintura e objetos, que muitas vezes aparecem combinados em propostas ambientais e sensoriais. Expõe regularmente em mostras individuais e coletivas, em diversas partes do mundo desde 2010. Seus filmes e vídeos foram exibidos em festivais, museus e galerias de mais de 20 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Portugal, México e Argentina, recebendo diversos prêmios.






 

Fonte: Imprensa Castellan

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top