Campanha do Agasalho Matriz Farmácia de Manipulação 2025
A Campanha do Agasalho, tão esperada por muitas pessoas carentes às vésperas do inverno, já começou na Matriz. ...
CONTINUAR LENDO
Apreciadores de Beethoven, Dominguinhos e Halvorsen, têm encontro marcado no próximo dia 24 de outubro ( quinta-feira). É quando o grupo Ensamble Araçá, formado por jovens músicos, se apresenta em São Leopoldo na Igreja de Cristo (Igreja do Relógio), a partir das 20h.
A formação original do Ensemble Araçá é composta pelos músicos Giovani Leal, viola, Tácio Vieira, violoncelo e Ariel Polycarpo, violino. Porém, na apresentação do dia 24, Polycarpo dará lugar para o convidado especial Ricardo Müller, violinista leopoldense que hoje reside em Santa Catarina. Todos com larga experiência em música de câmara e exploraram uma formação pouco escutada no Brasil: o trio de cordas. O seu repertório é eclético, unindo mestres contemporâneos e clássicos, como estão Beethoven, Dominguinhos, Mozart, Schubert, Strauss, Piazzolla, dentre outros.
A vinda do grupo é uma iniciativa da Presto Produções e Promoções Artísticas, por meio do Projeto Musicâmara, que proporciona a oportunidade para que músicos brasileiros e de outras nacionalidades, apresentem a sua arte, com destaque para a música de câmara.
Ensemble Araçá surgiu no início deste ano e teve sua estreia no concerto de encerramento do 2º Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo – FEMUSIK.
O grupo é formado por talentosos músicos gaúchos. Mesmo jovens, já têm uma vasta experiência nacional e internacional.
Artista convidado - Ricardo Müller, chamado Kadu pelos amigos, é o músico convidado desta apresentação inédita em São Leopoldo. Violinista com longa trajetória na Europa. Hoje atua no Quarteto Art4 e é professor substituto de violino na Universidade do Estado de Santa Catarina e produtor da Orquestra de Cordas da Ilha. Seu propósito é unir esforços para realizar interpretações de qualidade e acessíveis.
Capilé - Müller iniciou seus estudos musicais aos seis anos no canto coral e flauta doce com as maestrinas leopoldenses Ana Regina Gehlen e Agnes Schmeling. Aos 11 conheceu o violino por meio do projeto social “Sinos Acorda” idealizado pelo maestro José Pedro Boéssio.
Aos 17 anos chegou a Florianópolis, SC, para cursar o ensino superior na UDESC, como aluno de João Titton no bacharelado e de Luiz Henrique Fiaminghi com quem obteve, em 2017, o título de mestre em interpretações artísticas. De 2012 a 2017 tocou em orquestras como Camerata Florianópolis, Orquestra de Cordas da Ilha, Filarmonia Santa Catarina, entre outras. Paralelamente às orquestras, participou de formações voltadas para a música autoral como A Companhia Gentil (François Muleka), Clã Instrumental e Trovão Rocha Trio.
Após o mestrado, ainda em Florianópolis, continuou seus estudos com o professor Oliver Yatsugafu, além de dirigir o projeto de música câmara “Quinta Clássica” da Aliança Francesa Florianópolis. Em 2018, mudou-se para a Bélgica onde conheceu Kati Sébestyén, ex-aluna de Andrés Gertler e ex-chefe do departamento de cordas do Conservatório Real de Música de Bruxelas (Koninklijk Conservatorium Brussel).
Passou os últimos cinco anos sob a tutela da mesma entre masterclasses na Hungria, Braine l’Alleud, e cursos privados em Antuérpia. Além de participações eventuais em orquestras de Bruxelas e Berlim dedicou-se à educação musical nas escolas da rede pública da grande Bruxelas através de diferentes associações (ReMuA, Singing Molenbeek et Flagey Academy) e em projetos dentro do ensino especializado na região da Valônia (espectro de autismo, adultos com deficiência) e de públicos fragilizados (apenados, crianças orfãs ou em situação de abandono) pela associação Equinox, sob a égide da Chapelle Musicale Reine Elisabeth.
Saiba Mais:
Apresentação única do Ensemble Araçá
Data: Dia 24 de outubro de 2024
Horário: 20h
Local: Igreja de Cristo - São Leopoldo
Ingresso: Gratuito
Realização: Projeto MusiCâmara - Presto Produções e Promoções Artísticas
Programa:
Dominguinhos/Gilberto Gil - Lamento Sertanejo
Violino e voz - Ricardo Kadu Müller
Beethoven - Duo "Eyeglass" (Duet mit zwei obligaten Augengläsern)
Allegro (E♭ major)
Minuet (E♭ major) - Trio (B♭ major) Beethoven
Cello - Tácio Vieira, viola Giovani Leal.
Handel/Halvorsen - Passacaglia para violoncelo e violino.
Cello - Tácio Vieira - Violino Ricardo Kadu Müller
Max Reger - Trio op. 77b
Sostenuto - Allegro agitato
Larghetto
Scherzo: Vivace - (Trio: ) Vivace
Allegro con moto
Fonte: Presto Produções e Promoções Artísticas
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.