A inteligência artificial e a saúde emocional se conectam no 8º Empreendedoras em Movimento
Como a Inteligência Artificial e a Saúde Emocional impulsionam o crescimento das empresas. Esta será a linha c...
CONTINUAR LENDO
Nesta quinta-feira, 03, o Núcleo de Contabilistas da ACIST-SL recebeu a presidente da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Estado, (JucisRS), Lauren Momback Mazzardo, o secretário-geral, José Tadeu Jacoby, o diretor de Registro Empresarial, Cezar Perassoli e a chefe de Gabinete, Priscila Buhler. O objetivo do encontro foi estabelecer um canal de comunicação com o órgão responsável por registrar, controlar e regularizar as atividades das empresas. Conforme Roberta Wobeto, coordenadora do Núcleo, a iniciativa vem ao encontro do Planejamento Estratégico do grupo, que apontou a necessidade de maior interlocução dos contabilistas com as entidades que atuam no ambiente da contabilidade. “Este encontro foi de grande aprendizado. Já combinamos que teremos pelo menos duas agendas em 2025 e também realização de cursos para ampliar nosso conhecimento”, anunciou. “Hoje recebemos informações que irão nos ajudar muito no nosso dia a dia, como as obrigatoriedades, exigências e responsabilidades dos contratos sociais”, ressalta.
Lauren Mazzardo, por sua vez, apontou a satisfação em vir, com a sua equipe, para falar com os contabilistas da ACIST-SL. “A receptividade foi maravilhosa e muito produtiva. Pudemos mostrar todo o processo do Registro Mercantil e também nos aproximar dos profissionais, ouvir seus problemas e dificuldades para, ao voltar para a Junta, pensar em soluções para facilitar a vida de quem deseja empreender no Estado”, assinalou.
Durante a reunião, Lauren relatou todas as ações que a autarquia vem desenvolvendo para o fortalecimento do empreendedorismo gaúcho. Dentre elas, os programas Tudo Fácil Empresas e Tá na Mão Empresas estão entre as principais inovações na área do Registro Mercantil. “Essas ferramentas representam o Poder Público que acredita no empreendedor e o incentiva a construir seus negócios com facilidade e segurança”, disse.
No âmbito da tecnologia e agilidade, Lauren citou os projetos em desenvolvimento no ambiente virtual como a Inteligência Artificial na Análise de Processos e a Sala do Empreendedor no Metaverso. Outra iniciativa citada são as Assinaturas Avançadas, que permite a assinatura de documentos e livros digitais submetidos a registro, sendo o primeiro estado a disponibilizar a plataforma aos seus usuários.
O diretor de Registro Empresarial, Cezar Perassoli, falou sobre a evolução do trabalho da JucisRS para promover um trabalho ágil e simplificado para o contabilista e para os clientes da autarquia. Além disso, também abordou as exigências dos processos em tramitação na JucisRS.
Empreendedorismo Feminino - O Selo Emfrente, Mulher também foi pauta apresentada pela chefe de Gabinete, Priscila Buhler. A iniciativa visa à valorização feminina no ambiente de trabalho, na busca por maior igualdade de gênero, no combate à violência contra mulher e o fortalecimento feminino. “A Junta Comercial do RS é o primeiro Órgão Público a receber a certificação”, celebrou Priscila.
Ao final, o secretário do órgão de registro, José Tadeu Jacoby conduziu a roda de conversa junto aos outros palestrantes para responder às questões levantadas pelos associados durante o encontro, principalmente em relação aos contratos sociais e procurações.
Gestão - Desde o início da gestão de Lauren que foi reconduzida ao cargo em abril, o Rio Grande do Sul passou a liderar o Ranking do Ministério da Economia de Classificação de Atividades de Baixo Risco. A Junta Comercial ampliou o número de atividades consideradas de baixo risco de 24 para 770. Com a nova tabela de riscos, os empreendedores passaram a ter mais possibilidades para a abertura de empresas individuais e limitadas. Com a adesão dos municípios gaúchos ao Tudo Fácil Empresas - TFE -, plataforma em parceria com o governo estadual para abertura de novos negócios de forma gratuita, os empreendedores agora levam, no máximo, dez minutos para registrarem um empreendimento. Hoje, o RS conta com 24 municípios integrados. Outros 120 estudam a possibilidade de aderirem à nova ferramenta que já está em funcionamento nas seguintes cidades: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Panambi, Bagé, Erechim, Gravataí, Estrela, Santa Cruz do Sul, Esteio, Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Sapiranga, Farroupilha, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Montenegro, Frederico Westphalen, Rio Pardo, São Leopoldo, Uruguaiana, Santo Antônio da Patrulha, Guaíba e Tapejara.
Assinaturas Avançadas - Desde 5/3/2021, a JucisRS passou a adotar o sistema para a assinatura de documentos e livros digitais submetidos a registro, sendo também o primeiro estado a disponibilizar a plataforma aos seus usuários/clientes. As Assinaturas Avançadas foram implementadas como uma opção gratuita, moderna, inovadora e com o devido respaldo legal.
Para assinar um documento com a assinatura avançada é necessário ter um cadastro no Portal gov.br, o selo de confiabilidade obtido gratuitamente no mesmo local e inserir o código de segurança que é enviado para o e-mail ou celular do assinante. A gestora da autarquia também destaca a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim -, consolidada em 100% dos municípios. Outro case de sucesso é a Jornada JucisRS de Interiorização. Também foi lançada a Escola JucisRS com enfoque no aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre o Registro Empresarial e áreas correlatas.
Fonte: Imprensa ACIST-SL | Beth Renz Imprensa & Relacionamento | Fotos: Elizabeth Renz
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.