Grupo de Trabalho de Segurança da FEDERASUL realizou reunião na ACIST-SL
Liderado pela ACIST-SL, o Grupo de Trabalho da Segurança Pública da FEDERASUL realizou nesta segunda, 10, reunião para debater as...
CONTINUAR LENDO
Uma nova agenda de trabalho da Comissão São Leopoldo Mais Segura, foi realizada nesta segunda, 10. Estiveram presentes na reunião, liderada pela ACIST-SL, representantes das forças de Segurança Pública, Poder Judiciário, CONSEPRO São Leopoldo, e lideranças empresariais.
Por parte da ACIST-SL, participaram da agenda o presidente Daniel Klafke e o diretor de Segurança Pública da ACIST-SL e presidente do CONSEPRO, Rogério Daniel da Silva. Na oportunidade, o delegado Ayrton Martins Júnior, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de São Leopoldo, falou das atividades desenvolvidas pela delegacia especializada, com destaque para as recentes operações contra o tráfico de drogas e extorsão. O delegado reforçou a necessidade de que casos desse tipo sejam levados ao conhecimento das autoridades policiais para que os responsáveis sejam investigados e punidos. “As vítimas devem comparecer às delegacias pessoalmente para relatarem esses fatos”, reforçou o delegado.
Em seguida, o secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre da Rosa, detalhou as ações de planejamento previstas para o próximo, em especial no que se refere à Guarda Civil Municipal (GCM). Ele apresentou ainda as novidades previstas para o sistema de videomonitoramento do centro da cidade, o que inclui a aquisição de novas câmeras. Além disso, está sendo instalada uma torre de segurança na rua Independência, a qual tem como objetivo aumentar a sensação de segurança. O dispositivo possui de tecnologia de ponta, com IA embarcada, a qual permite a identificação de ocorrências, como crimes e acidentes de trânsito. Também está sendo planejada a aquisição de drones para o sistema de monitoramento, os quais deverão realizar o patrulhamento pré-programado das áreas não contempladas pela vigilância eletrônica atual. “Esses equipamentos também estarão à disposição das demais forças policiais da cidade”, pontuou o secretário municipal de Segurança.
Por sua vez o diretor de Segurança da ACIST-SL e presidente do CONSEPRO, Rogério Daniel da Silva, destacou que São Leopoldo é uma referência em Segurança Pública no estado e que as boas práticas da cidade no que se refere a esse tema, estão sendo replicadas a outros municípios gaúchos. "Somos o quarto município mais seguro do estado, sendo que em 2017 a cidade estava entre as 20 cidades mais perigosas do Estado. Isso é fruto do trabalho em parceria entre as forças de segurança e a comunidade empresarial”, observou Rogério.
Criada em junho de 2019 a Comissão São Leopoldo Mais Segura é formada por ACIST-SL, Guarda Civil Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Poder Judiciário, Delegacia de Polícia Civil, Receita Federal, CONSEPRO, dentre outros. O grupo se reúne mensalmente com o objetivo de debater ações e melhorias para a área de segurança pública em São Leopoldo.
Fonte: Comunicação ACIST-SL
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.