Catástrofe Climática: Câmara Temática da Indústria entrega pleitos do setor produtivo para o prefeito Ary Vanazzi

Demandas da ACIST-SL estão inseridas no documento que pede medidas urgentes para a retomada da economia local

07/06/2024

 

 

Resultado da união dos pleitos dos sindicatos patronais e de trabalhadores, da sociedade civil e da Unisinos, um documento contendo as principais demandas do setor produtivo local foi entregue nesta sexta-feira (7) pelo comitê executivo da Câmara Temática da Indústria ao prefeito municipal Ary Vanazzi. O ofício foi lido pelo diretor executivo do Sindimetal, Valmir Pizzuti e tem foco em nove áreas, que envolvem sugestões relativas à cidade, como  Infraestrutura; Impostos (isenção de pagamento de IPTU, ISS, taxas de alvarás e de água, dentre outras), Meio Ambiente, Transporte, Assistência Social e Educação e Segurança Pública.

 

CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

 

 

Assinaram o documento em nome do setor produtivo Sérgio Galera, presidente do Sindimetal e  Daniel Klafke, presidente da ACIST-SL e também representando a CDL São Leopoldo, Sindilojas e OAB Subseção São Leopoldo. Pelo trabalhadores, assinaram Milton Vário, da Federação dos Trabalhadores da Metalurgia e Genilso Rosa, do Sindicato dos Metalúrgicos do RS. Carlos Alberto Diehl assinou em nome da Unisinos.


 

A lista de reivindicações contempla também a articulação  do poder público municipal com demais autoridades estaduais e federais, para temas como a manutenção da Força Nacional (Segurança), a edição de portaria que utilize a Lei 14.437, para flexibilizar as relações trabalhistas neste período de calamidade (Trabalhista). Na área Financeira, a Câmara Temática da Indústria sugere a articulação de um crédito com juros mais baixos e o lançamento de um programa especial de regularização tributária ou a suspensão dos parcelamentos dos impostos federais. O objetivo é a manutenção das empresas em São Leopoldo e evitar a sua evasão, bem como de mão de obra, para outros locais. 

 

O presidente da ACIST-SL reforçou que já há um forte sinal de alerta quanto às demissões que já estão ocorrendo e com o risco de êxodo das empresas caso não ocorram soluções urgentes. Ele pontua ainda que parte das reivindicações do documento integra os pleitos que a Associação elaborou em conjunto com a CDL São Leopoldo, Sindilojas e OAB Subseção de São Leopoldo. Esta integração demonstra a sinergia dos agentes econômicos  em atuar com o mesmo propósito.

 

Klafke recordou ainda da pronta resposta da entidade ao ser chamada para o Gabinete de Crise, no início de maio, mobilizando-se também para apoiar pessoas e empresas, oferecendo sua sede social como ponto de recolhimento e distribuição de donativos. “Com a união de entidades e expertises como a que temos aqui, poderemos reconstruir a cidade de modo mais célere”, assinalou.


 

Vanazzi reforçou a importância do posicionamento do setor produtivo na construção de ações que viabilizem a retomada plena das atividades econômicas. “Nas crises há a oportunidade de um salto positivo, com essa sinergia para nos recuperar e fortalecer. A Câmara Temática vai ser fundamental no processo de restabelecimento”, completou. Ele se comprometeu em responder a cada solicitação individualmente até a próxima semana.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, salientou que as reivindicações foram elaboradas com diferentes partes do setor da indústria e comércio que representam a atividade econômica da cidade, em prol de reestruturar a economia de São Leopoldo.

 

Segundo o presidente do Sindimetal, Sergio Galera, a iniciativa privada se colocou à disposição pensando nas melhores soluções para a economia da cidade. “Estamos aqui para auxiliar no que for possível, assim como iremos precisar da ajuda do poder público”, finalizou.

 

Também estiveram presentes na reunião o assessor especial do Gabinete, Nelson Spolaor, o superintendente de Urbanismo, João Henrique Dias, o secretário de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos, o diretor-geral do Semae, Maurício Miorim, o secretário da Fazenda (Semfa), Eduardo Peters, a secretária do Meio Ambiente (Semmam), Jussara Lanfermann e demais autoridades e representantes do setor produtivo de São Leopoldo. 

 

Fonte: Imprensa ACIST-SL | Beth Renz Imprensa & Relacionamento | Fotos: Elizabeth Renz

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top