Ambientes felizes geram mais produtividade

Momento do Empreendedor trouxe o tema Recursos Humanos na Indústria 4.0

22/10/2020

Adriana Kersting, diretora de RH da SAP Labs descreveu as ações da empresa para um ambiente mais leve

Na Indústria 4.0, ambientes diversos, que oferecem flexibilidade e inclusão, são o diferencial para motivar as equipes, principalmente as formadas pelas novas gerações. Esta pode ser a síntese da palestra que a diretora de Recursos Humanos da SAP Labs Latin America, Adriana Kersting, apresentou nesta quinta-feira, 22, no Momento do Empreendedor realizado pela ACIST-SL nas suas redes sociais. Ela recebeu as boas-vindas do diretor de Segurança Pública da entidade, Davi Dalcin e da gerente executiva, Maiara Fangueiro. A unidade da SAP Labs foi instalada há 13 anos no Parque Tecnológico São Leopoldo, onde mantém 1.400 postos de trabalho.

Com foco nos resultados e metas, a empresa, segundo ela, cria ações para tornar o dia a dia mais leve, inclusivo e criativo, gerando mais produtividade e inovação. “Não somos uma empresa permissa. Ao contrário. As promoções, aumentos salariais e bônus são feitos sobre a performance”, destaca. E devido a esta carga de exigências, é que se torna necessário oferecer condições para que eles possam ser cumpridos de modo mais suave e inovador. A utilização do método Design Thinking é uma das ferramentas para a busca de soluções conjuntas para diversas situações. “Assim, oferecemos engajamento e poder às pessoas, pois a solução surgiu das suas ideias”.

Comunidades - A SAP atua também com programas de voluntariado. Juliana relata que foram criadas várias comunidades para o desenvolvimento de novos talentos. São formadas para estimular o público feminino a ingressar no ambiente tecnológico, por pessoas LGBTs e simpatizantes, profissionais com espectro autista e para a busca e retenção de talentos negros. “Se eu colocar em uma sala cinco desenvolvedores de softwares com perfil muito similar e incluir uma pessoa diferente neste grupo, os resultados também serão diferentes. Além do papel social, de inclusão, tenho a convicção que esta diversidade traz muita riqueza, criatividade e inovação para o time”.

Flexibilidade – Para Juliana, a pandemia ensinou a desafiar a estabilidade, a rotina e os rituais. “De uma hora para outra, fomos retirados de um ambiente e tivemos que nos readaptar, mostrando nossa capacidade de resiliência”, diz. E como cada pessoa tem um ritual e uma rotina, respeitar estas individualidades tornará o funcionário mais feliz, produtivo e saudável. Ela pontua que é preciso maturidade para o equilíbrio, mas que as novas gerações já estão adaptadas a este novo modelo. “Juntando a flexibilidade com a contratação de pessoas que tenham o mesmo propósito da empresa, o sucesso será ainda maior”.

Como retorno das iniciativas, o índice de satisfação dos funcionários é de 89%. Recentemente, conquistou prêmios como a melhor empresa para se trabalhar, como GPTW 2020 e Você S/A.

O evento Momento do Empreendedor tem patrocínio das empresas Sicredi Pioneira, Br Suply, Certivale, Intercity Hotels, SKA, Vila Rica Imóveis, Frontec e Unimed.

O conteúdo completo da apresentação pode ser acessado aqui:

Facebook: https://www.facebook.com/acistsl/videos/1940352892771710