ACIST-SL reúne centros de treinamento e saúde

Objetivo é a criação de um Núcleo Setorial formado pelas empresas da área

10/07/2020

Nesta sexta-feira, 10, a ACIST-SL promoveu um encontro on-line com um grupo de empreendedores que atuam nos centros de treinamento e saúde de São Leopoldo para um encontro de sensibilização para a formação de um núcleo setorial. O presidente da entidade, Siegfried Koelln, ao dar as boas-vindas, salientou que o associativismo é uma das ferramentas mais  importantes para as empresas buscarem seu desenvolvimento e que, em grupo, os resultados são ainda mais rápidos. Ele lembrou da sua trajetória, quando buscou na Associação o conhecimento nas mais diversas área de gestão para aliar à sua formação acadêmica.

A vice-presidente de Serviços da entidade, Aidê Sturmer reforçou a experiência da entidade de mais de cinco anos na condução da metodologia e do crescimento individual das empresas participantes.

A gerente executiva da ACIST-SL, Maiara Fangueiro, apresentou o Programa Empreender e as soluções da ACIST-SL para a sua rede de associados e Raquel Mazuco,  consultora de grupos e que irá coordenar os encontros e atividades, aplicou o Metaplan, técnica de visualização para coletar ideias e manter o foco das definições.

Para a efetivação do Núcleo Setorial, serão realizadas quatro reuniões. A próxima ficou agendada para o dia 24 de julho (sexta-feira), às 14h e é aberta para todos os empreendedores do setor interessados, associados ou não. “Nesta fase, não é preciso fazer parte do nosso quadro, pois é o momento de cada um avaliar se a iniciativa tem sentido para o seu negócio”, destaca Maiara. A partir destes encontros será criado o Planejamento Estratégico do Núcleo, no qual são apontados os objetivos e a agenda de atividades para a sua realização.

Metaplan é aplicado aos empresários

Aplicação do Metaplan para conhecer os empresários e suas perspectivas

Programa Empreender - A ACIST-SL promove a busca de soluções conjuntas para demandas comuns de empresas do mesmo ramo de atividades através da criação e manutenção dos Núcleos Setoriais, que fazem parte do Programa Empreender, iniciativa da CACB e do SEBRAE, cuja ideia básica é apoiar as empresas de um mesmo segmento organizadas em grupos.

Orientados por uma metodologia, os empresários deixam de ser concorrentes e tornam-se cooperadores entre si. Com o apoio de um consultor/orientador, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas, que são apontadas e executadas pelos próprios empresários.

O consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalhar em grupos originada na Alemanha, denominada METAPLAN, que agrega na já conhecida brainstorming, a busca de metas e ações conjuntas.

Atualmente, a ACIST-S mantém seis núcleos, sendo três multissetoriais: Jovens Empresários, Mulheres Empreendedoras e Valle HomeDecor e três setoriais: Contabilistas, Imobiliárias e Corretoras de Seguros.