ACIST-SL recebe grupo da CIC Caxias

Objetivo foi conhecer os núcleos setoriais

30/07/2024

Trocas de informações visa ampliar conhecimento e gerar novas ideias para os núcleos
Trocas de informações visa ampliar conhecimento e gerar novas ideias para os núcleos

 

 

 

Nesta terça-feira, 30, a ACIST-SL recebeu um grupo de empreendedoras da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul. O foco foi fazer um benchmarking sobre os núcleos setoriais que a Associação abriga. “Tínhamos certeza de que encontraríamos muitas ideias interessantes, pois sabemos do grande trabalho que a ACIST vem desenvolvendo em relação aos núcleos”, assinalou Alessandra Flesch, coordenadora do Núcleo de Consultorias e diretora de Desenvolvimento e Competitividade da CIC.Ela esteve acompanhada por Marcia Menegotto, vice-coordenadora do Núcleo de Consultorias, 

Nina Randon, vice-coordenadora do Núcleo da Saúde e membro do Conselho Deliberativo da CIC Caxias do Sul e Graziela Albeche, coordenadora Núcleo da Saúde.


 

O grupo foi recebido pelo presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke,  Isadora Pavoni, diretora de Núcleos e coordenadora do Núcleo de Jovens Empresários, Marcony Malmacedo, vice-coordenador do Núcleo de Corretoras de Seguros, Roberta Wobeto e Roselena Knach, respectivamente coordenadora e vice-coordenadora do Núcleo de Contabilistas, Caroline Guinzelli, coordenadora do Núcleo de Empreendedoras e Maiara Fangueiro, gerente executiva e facilitadora dos Núcleos. Klafke destacou que os núcleos geram muito valor para a entidade, devido à visibilidade que alcançam devido às atividades, tanto internas quanto externas. “Os núcleos são autônomos para desenvolver os seus projetos e muitos deles têm repercussão junto aos demais agentes produtivos e também ao poder público”, ressaltou. 

 

Alessandra apontou que desde 2020, a CIC Caxias abriga quatro Núcleos Setoriais: Turismo, Consultorias, Saúde e Negócios Criativos, que são articulados por meio da Metodologia de Consultoria Grupal, elaborada pelo programa Empreender da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. “Desejamos ampliar ainda mais a abrangência dos grupos, sejam setoriais ou multissetoriais, pois entendemos que as empresas de pequeno porte precisam de mais apoio da CIC, se formos comparar com as grandes empresas que integram o quadro associativo”.

 

Credibilidade - Implantados em 2015, os núcleos da ACIST-SL desenvolvem uma série de atividades para apoiar o desenvolvimento das empresas participantes. Muitas delas resultaram em resultados que tornaram os grupos muito respeitados nos seus setores. Marcony Malmacedo destaca que é a força do núcleo que traz representantes das principais seguradoras do país para tratar de diversos assuntos. Roberta Wobeto acrescentou que a ação dos contabilistas gerou mudanças positivas em áreas do poder público a partir de uma agenda propositiva e contínua, a exemplo da atual celeridade na emissão de alvarás de abertura de empresas e mais recentemente, na atualização do sistema de fiscalização fazendária.

 

Capacitações - Caroline Guinzelli salientou a priorização para capacitar as empreendedoras nas mais diversas áreas para que possam se fortalecer como indivíduos e assim, desenvolver seus negócios. “Aprendemos que não faremos vendas e sim criaremos conexões”, ressalta.  “Atuamos para ajudar o empreendedor, por meio de capacitações para lhe dar segurança para atuar em áreas que não domina”, acrescenta Isadora, exemplificando a realização de workshops sobre oratória, redes sociais, dentre outros. “Precisamos fortalecer o CPF para que o CNPJ se desenvolva e se mantenha”, ponderou. 

 

A reunião foi avaliada pelo grupo caxiense como preciosa. “Saímos daqui com uma extensa lista de sugestões que poderemos avaliar a sua possível implantação”, sintetizou Alessandra.

 

Mimos - O grupo foi presenteado pela ACIST-SL com réplicas do Monumento ao Imigrante, que foram impressas em 3D, marcando a celebração do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, da qual São Leopoldo é a cidade berço.


 

Após o encontro na ACIST-SL, o grupo também conheceu o Portal de Inovação da Unisinos, os Institutos Tecnológicos e o Parque Tecnológico São Leopoldo Tecnosinos



 

 

 

Fonte: Imprensa ACIST-SL | Beth Renz Imprensa & Relacionamento | Foto: Elizabeth Renz

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top