ACIST-SL integrará a governança do programa Territórios Empreendedores

Presidente Daniel Klafke representará a entidade no planejamento das estratégias para a retomada econômica do Vale do Sinos

24/09/2024

Daniel Klafke, Maiara Fangueiro, Marco Aurélio Copetti e Carolina Rostirolla
Daniel Klafke, Maiara Fangueiro, Marco Aurélio Copetti e Carolina Rostirolla

 

 

Devido à forte atuação para o desenvolvimento econômico e social da cidade, a ACIST-SL recebeu nesta terça-feira, 24, o convite formal do Sebrae RS para participar do núcleo orquestrador que integrará o programa Territórios Empreendedores que será desenvolvido no Vale do Sinos. A convocação foi entregue pelo gerente regional do Sebrae, Marco Aurélio Copetti para o presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke. “Estou muito honrado em fazer parte deste projeto, pois visa propor medidas efetivas para o desenvolvimento da nossa região”, assinalou Klafke. “O Sebrae RS está profundamente comprometido com a reconstrução do nosso território após a devastadora enchente que atingiu nossa região e para isto, precisamos de lideranças multifuncionais para contribuir para este processo e a ACIST-SL integra esta lista”, disse Copetti. 

 

Também participaram da reunião a gerente executiva da ACIST-SL, Maiara Fangueiro e a Carolina Rostirolla, analista do Sebrae RS



 

Lançamento - O lançamento da metodologia de implantação o programa Territórios Empreendedores Supera acontecerá nesta quinta-feira, 26, no Parque Tecnológico São Leopoldo e contará com a palestra  Governança para cidades Resilientes e Inovadoras, com o antropólogo Santiago Uribe, diretor da Corporación Oficina de Resiliencia de Medellín. Ele foi o articulador por transformar Medellín em uma cidade pujante após anos de insegurança devido ao narcotráfico. 


 

Os Territórios Empreendedores são uma estratégia de intervenção e um processo de aprendizagem. Surgem como desdobramento do Programa LIDER e abarcam diferentes ações no campo do desenvolvimento socioterritorial, promovendo a integração entre lideranças do Poder Público, entidades privadas e sociedade civil, com os objetivos de gerar autonomia e inovação territorial, aproximar diferentes atores e contribuir com a construção de um plano de Desenvolvimento Territorial que faça sentido para cada território.

Desde seu surgimento em 2022, a estratégia já alcançou mais de 2.900 líderes e já impactou mais de 730 municípios, em mais de 70 territórios.

 

Em seu novo desenho, a estratégia dos Territórios Empreendedores tem dia para começar, mas não tem dia para acabar. Ela foi pensada de forma cíclica, não linear, e seu tempo de duração vai depender da capacidade de mobilização e renovação do grupo, das demandas do território e das soluções desenhadas para responder a elas. De forma geral, o primeiro ciclo (que vai do lançamento de um TE até as primeiras ações para a execução da Agenda construída) dura cerca de dois anos, podendo ser sucedido por quantos novos ciclos forem necessários.

 

Fonte: Imprensa ACIST-SL | Beth Renz Imprensa & Relacionamento | Foto: Elizabeth Renz

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top