ACIST-SL conhece novas instalações da Fecomércio

21/06/2022

Conhecer os novos espaços da nova sede, bem como a rede de soluções que a instituição oferece aos associados. Este foi o objetivo da visita que o presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, realizou na Fecomércio-RS nesta terça-feira, 21. Ele esteve acompanhado por demais lideranças empresariais da região.

A Fecomércio-RS inaugurou em fevereiro deste ano sua nova sede, que quer ser reconhecida como a Casa do Comércio Gaúcho. Localizado no bairro Anchieta, em Porto Alegre, o espaço de 37 mil metros quadrados abriga a parte administrativa da Fecomércio-RS, do Sesc/RS e do Senac-RS, e foi projetado para agregar mais eficiência e inovação na condução de iniciativas e ações em favor do setor terciário no estado: A obra teve um orçamento de construção de mais de R$ 220 milhões.

O novo espaço foi desenhado para promover o desenvolvimento do setor, dando voz e autonomia às empresas que a Fecomércio-RS representa e a toda sua base de sindicatos filiados. O complexo conta com auditórios, salas de reuniões completas para a realização de eventos externos, dois restaurantes, cafeteria, área verde, espaço de jogos, escola de educação infantil, academia e áreas de lazer para os mais de 500 colaboradores.

O local possui a Certificação de Alta Qualidade Ambiental, reconhecimento internacional conhecido como Certificação AQUA e opera focado na sustentabilidade: energia solar a partir de 1.250 placas fotovoltaicas fornecendo o equivalente a 50% do consumo total de energia; estação de tratamento própria que trata 100% do esgoto produzido; lago artificial e uma bacia de contenção de grande dimensão, com o objetivo de drenar a água do terreno e reduzir possíveis alagamentos no entorno; sistema de pavimentação permeável e de tetos verdes, o que possibilita a captação de água da chuva de forma a atender a 100% da necessidade de água de reuso do prédio.

Entre as novidades da operação, está a inauguração, no mês de março, do Lab Fecomércio – uma incubadora empresarial dedicada ao desenvolvimento de tecnologia para o comércio e serviços. Sua estrutura física, de mil metros quadrados, comportará cerca de 250 pessoas e contará com estúdio para foto, gravação e transmissão de áudio e vídeo, salas de webconferência e locais para realização de apresentações. O Lab Fecomércio vai viabilizar o acesso a uma tecnologia digital avançada que seria cara para ser adquirida e utilizada individualmente pelas empresas e sindicatos. A ideia é priorizar empresas de micro e pequeno porte, em modelo startup, possibilitando a elas mais competitividade, ampliando mercados e cesta de produtos.